Edilson Damião comentou investimentos feitos na UERR e reforçou o compromisso do Governo do Estado com o Ensino Superior de qualidade
A Universidade Estadual de Roraima (UERR) realizou na noite dessa quinta-feira (23), a Cerimônia do Jaleco das turmas dos cursos de Enfermagem e Medicina. O evento ocorre tradicionalmente no início do semestre e marca o começo da carreira profissional dos acadêmicos.
A solenidade reuniu 21 calouros de Enfermagem e 28 de Medicina, além de amigos e familiares dos alunos, que participaram como padrinhos ou madrinhas e tiveram como missão entregar a vestimenta que vai acompanhar os futuros enfermeiros e médicos no exercício da profissão.
O evento foi realizado no Auditório Amarildo Nogueira Batista, que fica no prédio da Reitoria, no bairro Canarinho, em Boa Vista. Discursaram representando as turmas de Enfermagem e Medicina, respectivamente, as acadêmicas Stephania Torres e Abelle Santana, que usaram a palavra “gratidão” para resumir o novo ciclo em suas vidas e dos colegas.
As duas destacaram os desafios já vencidos e os que virão na trajetória que começa agora com a vida acadêmica na área de Saúde. Stephania falou das novas responsabilidades. “Esse jaleco é símbolo de proteção e cuidado, vesti-lo pela primeira vez marca a nossa transição para o universo da Saúde. Será uma tarefa árdua, que exigirá muito de cada um de nós, mas no final de tudo certamente trará enorme satisfação”, destacou.
Abelle agradeceu o apoio dos padrinhos, amigos e familiares. “Acredito que todos aqui estão vivenciando a realização de um sonho que foi por muito tempo idealizado. Ter as pessoas que amamos aqui presentes torna tudo ainda mais especial”. Ela mencionou ainda a união e o forte laço de amizade da turma. “Formamos uma família e espero que esse sentimento de fraternidade nos acompanhe até o fim da nossa jornada”, finalizou.
O vice-governador Edilson Damião esteve presente representando o chanceler da UERR, governador Antonio Denarium. Ele destacou os investimentos feitos pelo Estado nos cursos da área da Saúde e demais setores e adiantou que a proposta é que a instituição recebe mais recursos para manter a qualidade do ensino e ampliar as oportunidades de acesso à Educação. “Vocês começam com o pé direito a vida universitária, em um lugar que tem recebido e continuará recebendo investimentos e atenção”, afirmou.
O reitor Prof. Dr. Regys Freitas parabenizou os acadêmicos e ressaltou a simbologia da cerimônia. Frisou que a missão de salvar vidas é uma batalha diária e o jaleco é a armadura do profissional de saúde. “São duas das profissões mais belas que existem, porém o caminho é difícil, com muitas renúncias. Mas todo esse esforço é recompensado porque vocês salvam vidas”, completou.
Regys Freitas finalizou agradecendo aos acadêmicos e suas famílias por terem escolhido a UERR. Ele mencionou a estrutura disponibilizada e os projetos em andamento. Participaram do evento compondo a mesa de honra o vice-reitor, Prof. Dr. Cláudio Travassos, e o Prof. Dr. Alberto Olivares, que representou o coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Mário Maciel de Lima.