17.05.12
A Universidade Estadual de Roraima divulgou nesta quinta-feira (17) o edital do vestibular 2012.2. São ofertadas 881 vagas em 17 cursos para as cidades de Boa Vista, Alto Alegre, Caracaraí, Pacaraima e Rorainópolis, as vilas Truaru (Boa Vista) e Felix Pinto (Cantá) e a comunidade Surumu (área indígena Raposa-Serra do Sol). A seleção será feita em duas modalidades: vestibular tradicional e por meio de análise do histórico escolar do ensino médio. As inscrições podem ser feitas de 18 de maio a 10 de junho, exclusivamente na página www.uerr.edu.br, link Vestibular .
As vagas estão divididas entre os seguintes cursos: Administração, Agronomia, Ciências da Natureza e Matemática (ênfase em matemática e física), Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Florestal, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Segurança Pública e Sociologia. Pedidos de isenção deve ser feitos entre os dias 18 e 21 de maio, também pelo site da UERR. O vestibular será realizado no dia 1 de julho de 2012, das 8h às 12h, nos municípios previstos no edital
A Universidade oferta pela primeira vez vagas para os moradores das regiões do Truaru e da vila Felix Pinto, respectivamente nas zonas rurais de Boa Vista e Cantá. A licenciatura em Pedagogia será ministrada em módulos, perrmitindo que a população tenha acesso ao ensino superior sem prejudicar suas atividades rotineiras. O mesmo se aplica ao curso de Ciências da Natureza e Matemática, oferecido para a comunidade do Surumu, onde a UERR já ministra o curso de Pedagogia há dois semestres.
“A interiorização do ensino público superior é fundamental para transformar positivamente a realidade de nosso Estado. É por isso que a UERR se faz presente nestas localidades. Queremos contribuir para o desenvolvimento de todas as regiões e para o crescimento pessoal de cada acadêmico de nossa instituição”, afirma o reitor Hamilton Gondim.
INGRESSO – As vagas serão preenchidas de acordo com os seguintes percentuais: 70% para ingresso por meio da Modalidade de Vestibular Tradicional (Prova Objetiva e Redação) e 30% para a Modalidade de Análise do Histórico Escolar do Ensino Médio (cursado todo no estado de Roraima, seja em instituições ligadas ao sistema público das esferas federal, estadual ou municipal). A seleção nesta modalidade será feita aplicando-se a média aritmética simples. Isto é, a soma de todas as notas constantes no histórico dividida pela quantidade das disciplinas.
O candidato poderá participar ao mesmo tempo das duas modalidades, sendo necessário realizar duas inscrições separadamente. Para o vestibular tradicional a taxa é de R$ 60 e para a análise do histórico o valor a ser pago é R$ 30.
A UERR destinou 24 das vagas para os cursos ofertados em Boa Vista a pessoas com deficiência, no percentual de 10% das vagas dos respectivos cursos.
Ingresso por análise de histórico valoriza ensino público
O ingresso de candidatos apenas com a análise do histórico escolar do ensino Médio é uma novidade implantada pela UERR para valorizar o ensino público de Roraima. A medida foi aprovada este mês pelo Conselho Universitário da instituição e deve servir como estímulo para os bons estudantes e para os professores, que passam a ter o seu empenho reconhecido, independentemente do vestibular.
A UERR pretende aumentar progressivamente o percentual para ingressos por melhor histórico. Isso, de acordo com Nildete Melo, pró-reitora de Ensino, fortalece a educação básica. O que se deseja, conforme a pró-reitora, é que isso leve os estudantes a procurar obter melhor rendimento escolar visando garantir uma vaga no ensino superior.
A nova forma de ingresso sinaliza a ênfase no fortalecimento da Educação Básica, “preocupação nossa e do Governo de Roraima, além de contribuir para a diminuição das desigualdades sociais em nosso Estado”, diz a professora Nildete.