Trabalho aborda uso de tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem
O professor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Dr. Wender Antônio da Silva, do curso de Ciência da computação e Mestrado em Ensino de Ciências, publicou o artigo “MITec: um modelo perceptivo para identificação das competências necessárias na integração das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem” na Revista Educação (Qualis A2) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
O trabalho é produto do pós-doutorado do docente da UERR pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e tem como objetivo investigar as competências digitais na formação inicial de professores em Portugal. O material, que pode ser lido na íntegra no link https://doi.org/10.5902/1984644471110, foi elaborado em parceria com o professor Dr. Fernando Albuquerque Costa, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Os dois pesquisadores já publicaram outros quatro artigos científicos e estão em fase final da análise dos dados de uma investigação com o mesmo tema, mas aplicado no contexto do Brasil e, em especial, no contexto da UERR. A parceria já rendeu outros frutos. Neste ano, o professor Dr. Fernando Albuquerque Costa ministrou no Encontro Pedagógico da UERR a palestra “A formação de professores no século XXI: desafios e estratégias”.
Wender Antônio da Silva é professor efetivo da UERR, onde já atuou como coordenador geral da Universidade Aberta do Brasil no Núcleo de Educação a Distância (NeaD). É doutor em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), mestre em Ciências (Ênfase em Computação) pelo programa de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia-MG, especialista em Docência Universitária e Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara.