Cláudio Delicato foi empossado nessa sexta-feira, 26, juntamente com o vice Edson Damas; Chapa foi eleita em outubro de 2023 para mandato de quatro anos
Empossado na noite dessa sexta-feira (26) como novo reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Cláudio Delicato afirmou que sua gestão irá firmar parcerias para ampliar as ações da instituição. A cerimônia de posse foi realizada no auditório da UERR, em Boa Vista. Na ocasião, o professor Edson Damas, tomou posse como vice-reitor.
Delicato adiantou que convênios já firmados poderão ser expandidos, a exemplo dos projetos desenvolvidos com a Ordem dos Advogados – Seccional Roraima (OAB/RR) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima (Faperr), que auxiliam na formação dos acadêmicos. “Com o Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (Ceforr) pretendemos dar continuidade e ampliar as iniciativas de incentivo à educação indígena”, citou.
Em seu discurso de posse, o vice-reitor, Edson Damas, frisou a importância da união da comunidade acadêmica nessa nova etapa da Universidade Estadual. “A UERR é de todos, é da sociedade. Unidos, poderemos fazer uma universidade cada vez maior”, enfatizou.
Representando o governador Antonio Denarium, o vice-governador, Edilson Damião, desejou uma boa gestão para Delicato e Damas, e reforçou o compromisso do Estado com o Ensino Superior. “Tenho convicção que virá um ciclo de sucesso. Esse local oferta mais que cursos e formação acadêmica. Aqui, contribuímos com o futuro profissional e a realização dos nossos jovens roraimenses. A sociedade espera os profissionais para o mercado”, ressaltou. O vice-governador também destacou o legado do ex-reitor Regys Freitas, antecessor de Delicato.
Regys Freitas aproveitou para fazer um balanço das conquistas da UERR nos últimos anos. “Buscamos cumprir nossa missão com excelência. Fizemos investimentos em tecnologia, acessibilidade e infraestrutura. Nossos convênios oportunizaram vagas de estágios, e nossas iniciativas sociais auxiliaram diversas famílias. Um dos maiores feitos foi a implantação do curso de Medicina, que formou a primeira turma no final do ano passado”, apontou.
Cláudio Delicato e Edson Damas foram eleitos pela comunidade acadêmica em 26 de outubro do ano passado. Três chapas concorreram no pleito. Delicato é professor efetivo da UERR desde 2011. Foi diretor do Campus Rorainópolis de 2018 a 2020, e vice-reitor da instituição no quadriênio 2020/2024. Tem doutorado em Ciências Sociais, graduação em Arquitetura e Urbanismo e graduação em Ciências Sociais e Filosofia.
Edson Damas é procurador aposentado do Ministério Público de Roraima (MPRR) e professor do curso de Direito da UERR. Atualmente integra a Comissão de Direito e Defesa dos Povos Indígenas junto à OAB Roraima. Tem mestrado e doutorado em Direito Socioambiental, além de mestrado em Antropologia. Realizou estágio pós doutoral em Direitos Humanos na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal).