29-11-2010
A Universidade Estadual de Roraima (UERR) realizou duas formaturas na região Sul do Estado no último final de semana. Na sexta-feira (26), os alunos dos cursos de Letras, História, Matemática, Pedagogia e Ciências Contábeis, num total de 57 formandos, fizeram uma grande festa no ginásio da Vila Olímpica, no município de São João da Baliza.
A Universidade Estadual de Roraima (UERR) realizou duas formaturas na região Sul do Estado no último final de semana. Na sexta-feira (26), os alunos dos cursos de Letras, História, Matemática, Pedagogia e Ciências Contábeis, num total de 57 formandos, fizeram uma grande festa no ginásio da Vila Olímpica, no município de São João da Baliza.
No dia seguinte, em Rorainópolis, quem colou grau foram os alunos, num total de 75, dos cursos de Química, Física, Matemática e Pedagogia. Em seu discurso, o reitor da UERR, Nonato Vilarins, destacou a vitória dos alunos e os cinco anos de criação da Universidade.
“A cada colação de grau, percebemos que não só diplomas são entregues, também são outorgados sonhos e esperança, promulgada a perseverança e o trabalho. Vocês (alunos) presenciaram, batalharam e contribuíram decisivamente para a implantação da UERR no Sul do Estado”, disse Vilarins.
A criação da UERR proporcionou o acesso a educação superior no interior do Estado. “É uma expectativa de dias melhores nos municípios e novas ambições para as pessoas excluídas dos processos tecnológicos modernos e dos avanços da ciência”, enfatizou o reitor.
O criador
Vilarins também lembrou do falecido governador Ottomar de Souza Pinto, criador da Universidade Estadual de Roraima.
“O saudoso Ottomar deixou um legado que o atual governador, Anchieta Junior, tem incisivamente, não apenas dado apoio para a continuidade, mas, acima de tudo, depositado confiança em nossa gestão e nos caminhos promissores que temos apontado, defendido e implementado a frente da UERR”, frisou Nonato.
Os formandos
A formanda do curso de História, Carla Ribeiro, de 23 anos, do campus de São João da Baliza, disse que pretende continuar os estudos. “Estou muito feliz. Não vou parar de estudar. Pretendo repassar para os futuros alunos tudo aquilo que aprendi em quatro anos de universidade”, frisou Carla.
Para Carlos Veloso, 44 anos, formando do curso de Física, a maior dificuldade foi conciliar o estudo ao trabalho. “Depois dessa vitória, quero continuar os meus estudos. Também quero fazer concursos, uma pós-graduação e, em seguida, um mestrado, tudo na área da física”, disse Veloso.
Veloso parou os estudos na 8ª série. Só voltou a estudar em 2004 e não parou mais. “Tive que voltar a estudar porque não tinha profissão. Hoje posso bater no peito e dizer que tenho uma profissão”, enfatizou Carlos.
O deslocamento e a doença de seu filho foram as grandes barreiras encontradas por Antônia da Paz, formanda do curso de Pedagogia, de 36 anos. Ela mora na vila de Nova Colina e tinha que ir todos os dias para Rorainópolis assistir as aulas.
“Foi a conquista de um sonho, não só para mim, como também para a minha família. Derrubei várias barreiras, que não me impediram de realizar o meu sonho. Eu sabia que era capaz”, disse a formanda, que ingressou em 2006, antiga Fesur.