No último final de semana, a Universidade Estadual de Roraima (UERR), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), realizou a 4ª edição do Festival Paralímpico. O evento ocorreu na Vila Olímpica Roberto Marinho, em Boa Vista e teve a participação de mais de 130 crianças e jovens com e sem deficiência.
O Festival foi realizado em 105 cidades de todas as unidades da federação e reuniu cerca de 15 mil participantes. O objetivo do evento foi proporcionar, de forma lúdica e recreativa, as modalidades paralímpicas: Atletismo, Voleibol Sentado e Parabadminton, além de exibição de Judô Paralímpico (para pessoas com deficiência visual).
O Festival teve coordenação do professor Vinícius Denardin, do curso de Educação Física da UERR, e contou com a participação de três docentes do colegiado e 40 acadêmicos voluntários de Educação Física da UERR, Instituto Federal de Roraima (IFRR) e Faculdade Unopar.
“O esporte é uma importante ferramenta para o desenvolvimento das pessoas com deficiência. O Festival Paralímpico teve o objetivo de proporcionar para crianças e jovens com deficiência a vivência de modalidades paralímpicas, promovendo benefícios motores, psicológicos e sociais, além de favorecer o processo inclusivo da pessoa com deficiência”, destacou Denardin.