13.07.09
A oferta dos cursos será possível graças à adesão da UERR ao acordo de cooperação técnica da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da Secretaria Estadual de Educação para implantar em Roraima o primeiro Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica.
A segunda licenciatura, instituída pela Política Nacional de Profissionais do Magistério da Educação Básica através do decreto nº 6.755, será oferecida em biologia, filosofia, física, geografia, história, matemática, português, química e sociologia. A UERR vai ofertar 120 vagas ainda este ano e outras 240 em 2010 e 2011.
Segundo o professor Nonato Vilarins, reitor da UERR, a segunda licenciatura faz parte do esforço pela melhoria da qualidade de ensino e da valorização do magistério. “Não será uma cópia da licenciatura normal, pois os professores já possuem a prática. O projeto pedagógico terá estratégias de ensino que valorizem a experiência profissional e recuperem os saberes do aluno para agregar conhecimento científico”, diz Vilarins.
A pró-reitora de Ensino da UERR, Leila Perussolo, participou em Brasília das discussões com o ministro da Educação Fernando Hadad e destaca que a meta é implantar a partir de agosto os cursos de química, física e filosofia. “Vamos investir na qualificação dos professores da rede pública que atuam nestas áreas sem a devida formação. Isso, com certeza, vai melhorar o ensino nas escolas”, afirma. Dados do Ministério da Educação apontam que em todo o País há cerca de 300 mil professores formados em áreas distintas daquela que atuam.