30/05/11
Após reunião realizada no último sábado (28), com a comunidade de Nova Colina, no município de Rorainópolis, o reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), professor Hamilton Gondim, decidiu em comum acordo ofertar dois novos cursos para a região.
30/05/11
Após reunião realizada no último sábado (28), com a comunidade de Nova Colina, no município de Rorainópolis, o reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), professor Hamilton Gondim, decidiu em comum acordo ofertar dois novos cursos para a região.
O evento aconteceu na escola Tenente João de Azevedo Cruz, às 10h, e contou com a participação de toda a equipe da UERR, formada por professores, Pró-Reitores e coordenadores de curso, além do prefeito de Rorainópolis, professor Carlos James.
O reitor e os Pró-Reitores ouviram todas as propostas dos moradores e futuros acadêmicos de Nova Colina. O último curso ofertado na localidade foi Pedagogia, cuja turma colou grau em 2009.
Durante o debate, ficou acertado que o curso de Letras será ofertado no primeiro semestre de 2012. O outro curso ainda será analisado pela comissão da UERR.
“O objetivo da reunião foi discutir com a comunidade de Nova Colina o que a UERR pode fazer para os futuros acadêmicos. Não adianta somente ofertar cursos, os alunos precisam de uma boa formação. Precisamos diminuir o êxodo rural. Fico feliz pela iniciativa da UERR em proporcionar esse encontro”, disse o prefeito James.
Para o professor de Nova Colina, Francisco Vieira, os cursos ofertados pela UERR são de suma importância para o desenvolvimento da região. “O número de alunos que completaram o ensino médio já passam de 300, e apenas quatro fazem curso superior em Rorainópolis. Espero que isso aconteça”, disse.
Segundo a estudante Elza Pereira, de 36 anos, que mora na BR-174, no quilômetro 410, fazer o curso de Letras sempre foi um sonho. “Fiz vestibular em Rorainópolis no ano passado para Pedagogia e não passei. Mas o meu sonho sempre foi cursar Letras.
Agora, posso realizar esse sonho aqui mesmo em Nova Colina”, frisou Elza.
“A missão da UERR é a interiorização”, afirmou o reitor Hamilton Gondim, que deixou claro que a intenção da universidade é valorizar os municípios do interior. Em sua gestão, Gondim disse que a UERR Itinerante vai percorrer todo o Estado.
“Vamos ouvir a população, para podermos fazer um planejamento. Vamos, na medida do possível, procurar atender as solicitações. A UERR só terá sentido quando ela se interiorizar. Nova Colina será a extensão de Rorainópolis”, disse Gondim.
Apoio integral ao campus de Rorainópolis
O campus de Rorainópolis será transformado em um Centro de Estudo de Zona Rural da região do Sul do Estado. Com a medida, todos os cursos direcionados ao campo terão base em Rorainópolis. O campus vai ter toda a estrutura necessária, como laboratórios totalmente equipados.
O reitor Hamilton Gondim afirmou que o processo para realização de concurso público para fixar professores no interior já está andamento. “Queremos que os professores residem no município. Com isso, estamos estudando a possibilidade na mudança na Lei de Cargos e Salários.Vamos dar um salário digno ao professor”, destacou Gondim.
Iracema terá um Centro de Treinamento Olímpico
Os acadêmicos de Educação Física podem comemorar. Gondim anunciou que o campus de Iracema será transformado em um Centro de Treinamento Olímpico. “O município já possui o Complexo Esportivo pronto. Estamos entrando em contato com Cuba para trazer alguns professores. Quem quiser participar das Olimpíadas terá que treinar em Iracema”, disse o reitor.
Rorainópolis vai ter especialização em Ensino de Ciências
Durante o encontro com a comunidade de Nova Colina, o Pró-Reitor de Pesquisa, professor Luis Fernando Guterres, anunciou o curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, que será realizado no município de Rorainópolis.
O curso inicia-se em agosto deste ano e terá duração de 18 meses. As aulas serão ministradas aos finais de semana. Serão disponibilizadas 40 vagas.
UERR Itinerante vai ao Baixo Rio Branco
A Pró-Reitora de Extensão, professora Maria das Neves, disse que no dia 13 de junho toda a equipe da UERR vai ao Baixo Rio Branco para fazer um diagnóstico da região. “O papel da UERR é garantir o direito a educação para todos”, disse Neves.
Foto: estudante Elza Pereira