O reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Cláudio Travassos, e a presidente do Instituto de Terras e Colonização do Estado de Roraima (ITERAIMA), Dilma Lindalva Pereira da Costa, se reuniram para tratar da possibilidade de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre as duas instituições. O encontro contou com a presença do professor Robson Oliveira, do Colegiado em Ciências Agrárias da UERR.
A intenção das partes é que a UERR ofereça cursos de pós-graduação nas áreas de regularização fundiária, segurança jurídica e educação ambiental. Enquanto que o ITERAIMA oferte oportunidades de estágios para que os acadêmicos da Universidade Estadual possam complementar sua formação profissional.
O ACT permitiria ainda o estímulo à participação da comunidade em geral em estudos e eventos sobre regularização fundiária e segurança jurídica das terras do estado de Roraima. Além disso, fomentaria a produção de dados sistematizados e qualificados para a gestão fundiária do estado de Roraima.
Por fim, os estudos frutos da parceria subsidiariam o ITERAIMA no desenvolvimento de suas atividades, na construção de novas políticas fundiárias e na geração de novos conhecimentos a elas pertinentes. Os trabalhos de campo, quando necessários, serão desenvolvidos na medida das condições estruturais das duas instituições.