Curso lançado no segundo semestre de 2022 tem primeira turma formada por professores do ensino básico
Tiveram início nesta semana as aulas para os alunos do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Essa é a primeira turma do curso de pós-graduação, com sete professores das redes pública e privada de Educação Básica do estado. Na terça-feira (21), os alunos foram recepcionados pelo Prof. Dr. Marcos Alexandre Borges, na disciplina Filosofia do Ensino de Filosofia, e na quinta-feira (23), foi a vez do Prof. Dr. Francisco Rafael Leidens ministrar a disciplina Seminário de Projetos.
O aluno Rafael Albuquerque, professor da Escola Estadual Lobo D’Almada, de Boa Vista, parabenizou a iniciativa da UERR. “O oferecimento do mestrado profissional em Filosofia aos professores da rede de Educação Básica de Roraima é uma oportunidade peculiar a nós discentes deste curso. Desse modo, o comprometimento do Estado com a qualidade no ensino está sendo perceptível e salutar à educação de Roraima”, destaca.
O coordenador do PROF-FILO, Prof. Dr. Francisco Rafael Leidens ressaltou que a criação do Mestrado em Filosofia na UERR supre uma carência na oferta de pós-graduação stricto sensu em Filosofia no Estado de Roraima. “É muito importante sobretudo porque proporciona formação continuada de alto nível para os professores de Filosofia da Educação Básica”, frisa.
O PROF-FILO é um programa de pós-graduação Stricto Sensu em modelo associativo, com núcleos espalhados em todas as regiões do país, e tem como objetivo ofertar curso de mestrado a professores de Filosofia do ensino médio ou fundamental. O edital foi lançado no segundo semestre do ano passado. O curso tem previsão de duração de 24 meses.