O governador José de Anchieta recebeu na noite desta terça-feira (25) o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Estadual de Roraima (UERR). A outorga se deu em solenidade ocorrida no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, que contou com representantes do Estado, da comunidade acadêmica e da sociedade civil e organizada.
A cerimônia foi presidida pela reitora da UERR e presidente do Conselho Universitário (Cununi) da instituição, Patrícia Macedo, que referenciou os atos executados pelo agraciado, os quais contribuíram para a indicação dele ao título ainda no ano de 2011. À época, a proposta foi feita pela analista jurídica da UERR, Cassandra de Jesus Faria Lacerda, representante do Corpo técnico administrativo junto ao Conselho Universitário.
“Este ato, em que concedemos este título ao governador José de Anchieta, simboliza o reconhecimento por seu trabalho voltado à sociedade roraimense ao longo de sua gestão, sobretudo, à sua atenção em respeito à UERR. E esse reconhecimento se evidencia por meio de um laço inviolável, que independe de cargo público ou partidos políticos, pois é dada honra a quem é de direito”, afirmou a reitora.
A concessão do título de Doutor “Honoris Causa” caracteriza-se como uma honraria atribuída a personalidades que se tenham distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.
A indicação do governador ao título se deve por sua ampla defesa das classes sociais, facilitação do o acesso ao ensino superior no interior do Estado, o que se inclui também as comunidades indígenas, além da realização de concursos públicos, revitalização da UERR com a construção de novos prédios para atender os campi de São João da Baliza, Caracaraí, Alto Alegre e Mucajaí.
Em seu discurso após receber o título, o governador José de Anchieta fez menção da trajetória do ensino superior, com a instituição da Universidade Federal de Roraima (UFRR), passando pelas demais faculdades públicas e privadas que hoje contribuem para a formação do capital intelectual no Estado.
Anchieta também ressaltou a iniciativa do brigadeiro Ottomar de Souza Pinto, ex-governador do Estado, que instituiu a UERR e a Universidade Virtual de Roraima (Univir) há oito anos, que logo foram expandidas aos demais municípios do Estado.
“Receber esta condecoração é uma grande honra para mim. Sempre temos trabalhado em favor do nosso Estado, pois vislumbramos sempre o progresso e o desenvolvimento. E a UERR tem sido um agente importante desse desenvolvimento, na formação de profissionais, que ano após ano, têm sido lançados no mercado graças aos esforços desta importante instituição de ensino superior”, enfatizou.
Texto: Fábio Cavalcante/Secom