Pela primeira vez os acadêmicos do curso de Medicina serão monitores do curso
Foto divulgação: O professor do curso de Medicina, Thiago Reis, vai ministrar o treinamento.
Técnicas práticas e consideradas simples, mas que podem salvar vidas, serão ensinadas aos colaboradores da Universidade Estadual de Roraima, nesta sexta-feira, dia 18, a partir das 8h30, pelos acadêmicos do curso de Medicina da instituição.
O objetivo, conforme o pró reitor de Extensão e Cultura, André Russo, é difundir conhecimentos na área de atendimento pré-hospitalar para os servidores, de modo que eles, caso necessário, possam prestar assistência inicial em situações de acidentes, por exemplo. O curso será ministrado nas salas 19 e 20 do campus Canarinho. Os colaboradores foram divididos em turmas, para garantir melhor organização e atenção às medidas sanitárias de prevenção a Covid-19. Uma segunda rodada está agendada para acontecer na sexta-feira, dia 26.
A atividade vai abordar circunstâncias como parada cardiorrespiratória e prevenção de acidentes. O Professor e fisioterapeuta Thiago Reis afirmou que após concluir o curso, o participante estará em condições de prestar auxílio ao próximo, até que o socorro avançado chegue e garanta assistência mais minuciosa e definitiva. “Esse projeto visa ensinar técnicas básicas e rápidas que podem salvar vidas em situações como engasgo de criança, fazer uma massagem cardíaca ou respiração boca a boca, como agir em casos de queimaduras e convulsões. Então, são técnicas que pessoas que não atuam na área da saúde, podem aplicar e salvar vidas”, reforçou.
Ao final do curso, uma avaliação será realizada para verificar o aproveitamento das informações e o alcance das estratégias de ações que foram executadas.