Eventos serão realizados nos campi de Boa Vista e Rorainópolis, nos dias 27 e 28 deste mês
Neste mês, o Brasil inteiro tem se mobilizado em torno da campanha “Setembro Amarelo”, que alerta para a importância em torno dos cuidados com a saúde mental. A Universidade Estadual de Roraima (UERR) aderiu à iniciativa e vai promover nos próximos dias 27 e 28 duas palestras sobre a temática para a comunidade acadêmica. A ação faz parte do projeto “Diálogos em Saúde Mental na Universidade”, que chega à sua segunda edição este ano.
No dia 27 de setembro a psicóloga da UERR, Ana Gabriela Sequeira, ministrará a palestra “A importância da prevenção e dos cuidados em Saúde Mental”, a partir das 10 horas, no auditório do Campus Reitoria, localizado na rua Sete de Setembro, bairro Canarinho. Na sequência, será realizada a mesa-redonda “Trabalho multiprofissional: qual o papel do CAPS no cuidado à saúde mental?”, com a participação da psicóloga Danielle dos Santos Bergmann, do enfermeiro Sandro Marley Pereira Fernandes e da assistente social Graciela Benacon Barrozo.
No dia 28, a psicóloga Ana Gabriela Sequeira levará a palestra para o auditório do Campus Rorainópolis. O evento terá início às 15 horas. Fechando a programação, será realizada a mesa-redonda “Trabalho multiprofissional: qual o papel do CAPS no cuidado à saúde mental?”, que contará com a participação da psicóloga Stivem Max, da enfermeira e coordenadora do Caps de Rorainópolis, Jane Nogueira, e da assistente social Lucélia Almeida.
Serão ofertadas 100 vagas para os dois dias de evento. Ambos são abertos à comunidade acadêmica e à população em geral. Os interessados não precisarão fazer inscrição previamente. “O projeto visa fornecer esclarecimentos acerca de temas pertinentes à prevenção e atenção à saúde mental. Nesta edição, pretendemos destacar o trabalho realizado pela equipe multiprofissional do Centro de Atenção Psicossocial, o CAPS, nos cuidados em saúde mental nas cidades de Boa Vista e Rorainópolis”, detalha a palestrante Ana Gabriela.
A servidora da UERR destaca que o evento tem o objetivo de contribuir na formação dos acadêmicos dos cursos das áreas da Saúde. “Nessa mesa, os profissionais convidados irão esclarecer sobre os serviços disponibilizados pelo CAPS e quem pode solicitar atendimento. É uma oportunidade para os alunos de Psicologia, Enfermagem e Serviço Social conhecerem essa área de atuação”, completa.