A Universidade Estadual de Roraima (UERR) publicou nesta segunda-feira (26), no site uerr.edu.br, na guia Notícias, o edital do processo seletivo de estudantes bolsistas para o Programa Residência Pedagógica (PRP). São ofertadas 60 bolsas, no valor de R$400 mensais pagos pela Capes diretamente aos beneficiários, mais formação de cadastro reserva.
Para se inscrever o interessado deve enviar a documentação exigida em edital para o e-mail do coordenador da área de atuação pretendida. São quatro áreas: Biologia, Pedagogia, História/Geografia e Letras/Filosofia/Ciências Humanas. Os e-mails dos coordenadores podem ser consultados no edital. O programa terá duração de 18 meses e o bolsista poderá ser avaliado periodicamente para manutenção da bolsa.
As inscrições vão de 27 de setembro a 6 de outubro. O PRP faz parte da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), e visa intensificar a formação prática nos Cursos de Licenciatura, além de promover a integração entre Educação Básica e Educação Superior.
O PRP visa induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de Licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Ou seja, aquele que esteja regularmente matriculado no 3º ou 4º ano do curso de graduação.
A bolsa tem caráter transitório, não gera vínculo empregatício e não pode ser acumulada com qualquer modalidade de bolsa concedida pela CAPES ou por qualquer agência de fomento pública, nacional ou internacional, ou outra instituição pública ou privada, exceto no caso de o estudante receber bolsa de um Programa de Assistência Social.