11.08.09A aula magna da UERR (Universidade Estadual de Roraima) foi proferida na noite da última sexta-feira, 07, no auditório do Palácio da Cultura pelo governador, José de Anchieta, e pelo reitor, Nonato Vilarins. O evento marca a abertura das aulas do segundo semestre na instituição de ensino superior do estado. Na solenidade estavam presentes estudantes, professores, funcionários e secretários estaduais.
Com o tema Roraima: educação superior e o desafio do desenvolvimento sustentável, o governador fez uma explanação sobre o momento atual do estado em relação ao país e o mundo. Ressaltou, dentro desse contexto, a necessidade de se investir em educação como saída para o enfrentamento dos problemas. “Temos pela frente o imenso desafio de fazermos parte dessa modernidade, da economia globalizada, sob pena de nos mantermos como sociedade que joga na 3ª ou mesmo na 4ª divisão desse campeonato”, destacou o reitor.
Ele analisou as dificuldades como obstáculos que precisam ser transpostos. “precisamos superar tripla barreira: primeiro, temos que vencer as desigualdades internas; segundo, é necessário reduzir a distância em relação ao resto do país; e terceiro, temos que encontrar caminhos para fazermos parte do comércio internacional e nacional, de forma mais expressiva.
O reitor lembrou que a Universidade Estadual nessa visão estratégica de investir em ações de pesquisas e extensão para contribuir com o desenvolvimento do estado, a Uerr, que foi criada há três anos, oferece hoje 22 habilitações, atendendo a 80% do estado. “Já foram graduados 1.200 estudantes e pós-graduados 400 e neste semestre recebemos mais 510 novos alunos, que ajudarão a consolidar da Universidade Estadual para que ela seja capaz de contribuir para o desenvolvimento do Estado”, disse Vilarins ao saudar os novos acadêmicos.