22.02.10
![](https://172.23.0.246/uerr/wp-content/uploads/2010/02/images_Fotos_abruem.jpg)
O evento, que teve como lema "A universidade para um mundo melhor", serviu para discutir tópicos variados, como a internacionalização do ensino superior, as relações entre estas instituições e a cooperação universitária.
Em sua palestra, o reitor da UERR falou sobre o tema “A internacionalização das Instituições de Ensino Superiores e as macro universidades”. “Em nenhuma outra parte do mundo se apresenta a organização de entidades de ensino superior com as magnitudes e importância específica como as macro universidades latino-americanas e caribenhas”, disse Vilarins ao falar da peculiaridade de instituições que tem mais de 40 mil estudantes, como a Universidade do Rio de Janeiro.
![](https://172.23.0.246/uerr/wp-content/uploads/2010/02/images_Fotos_congresso2.jpg)
O programa compreendeu 13 Oficinas, a Assembléia da Rede Ibero-Americana de Credenciamento de Qualidade da Educação Superior, e um encontro de graduados em Cuba. Houve também programas de visitas a universidades cubanas como a de Ciências Informáticas e de Ciências Médicas, ambas em Havana.
Vilarins expressou a expectativa em avançar nos acordos assinados no congresso e reiterou que a Universidade Estadual continuará trabalhando na busca de uma educação de qualidade para todos. “Temos o compromisso com a educação superior no Estado e continuaremos com a sua expansão”, destacou o reitor.