03.11.08
De 324 propostas apresentadas por universidades particulares e públicas de todo o país, duas da UERR foram selecionados pelo Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa. No total 110 projetos foram selecionados.
"Para nós, professores da UERR, a seleção é motivo de orgulho. Porque poucas universidades do Brasil conseguiram aprovar os trabalhos nos dois conjuntos de projetos", disse Amarildo Batista, Chefe da Divisão de Estágios.
Os projetos foram divididos em dois conjuntos, um abrangendo as áreas de cultura, direitos humanos, educação e saúde e o outro nas áreas de comunicação, meio ambiente, tecnologia, produção e trabalho.
As ações da UERR envolvem os professores e alunos no fortalecimento dos conselhos comunitários, no desenvolvimento de políticas de defesa dos idosos, crianças e adolescentes. Além de projetos de prevenção da dengue, utilização de novas tecnologias na capacitação de professores, combate às queimadas, entre outras atividades. "A UERR está contribuindo para a construção da cidadania", disse Rildo Dias, Pró-Reitor de Extensão.
A Universidade Estadual selecionará dois professores-coordenadores, dois professores auxiliares e 12 acadêmicos para participarem diretamente das atividades do Projeto Rondon. "É fundamental a questão voluntária de cada participante, além da disponibilidade de tempo. Ninguém receberá nada por participar dos projetos. O ganho é na experiência no trato da cidadania", afirmou Amarildo Batista.
Após a seleção os coordenadores participarão de um curso de capacitação em Manaus (AM) entre os dias 10 e 14 de novembro. O período de implantação dos projetos selecionados é relativamente rápido, 15 dias, entre 30 de janeiro e 15 de fevereiro de 2009.
As ações do conjunto de cultura, direitos humanos, educação e saúde acontecerão no município de Alto Alegre. A UERR trabalhará em parceria com a Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro. Os trabalhos do conjunto de comunicação, meio ambiente, tecnologia, produção e trabalho acontecerão no município amazonense de Beruri, no Amazonas, a 127 quilômetros de Manaus, onde a Universidade Estadual de Roraima será parceira da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita.
Projeto Rondon – O Projeto Rondon foi criado em 1967. É uma ação de integração social coordenada pelo Ministério da Defesa e conta com a colaboração do Ministério da Educação. O Projeto envolve atividades voluntárias de universitários, por meio do intercâmbio entre os estados e busca aproximar esses estudantes da realidade do país, além de contribuir para o desenvolvimento de comunidades carentes.