Um dos trabalhos do Grupo de Pesquisa “Estudo Multidisciplinar em Agroecologia e Saúde (EMAS)” da Universidade Estadual de Roraima (UERR) foi aprovado em edital de seleção do Banco da Amazônia (BASA) de incentivo à pesquisa.
O projeto de pesquisa da UERR selecionado é intitulado “Análise da genotoxicidade induzida por pesticidas em agricultores rurais do Projeto de Assentamento Nova Amazônia (PANA) na cidade de Boa Vista, Roraima”.
A iniciativa é coordenada pela Profa. Dra. Elaine Cristina Morari, e tem como objetivo obter dados referentes aos agricultores familiares em atividade laboral do PANA, no estado de Roraima. Com o estudo pretende-se estabelecer correlações entre agrotóxicos e o efeito de genotoxicidade nos trabalhadores rurais.
O EMAS é formado pelos pesquisadores: Elaine Cristina Morari, Flávia Antunes, Márcia Falcão, Plínio Gomide, Rita Ferreira, Sandra Kariny, Rodrigo Leonardo Oliveira e Edir Henig, em parceria com as pesquisadoras Vânia Teles (UFAL), Leila Ribeiro (UFRR) e Izabela Cruz (UNICAMP).