11.03.13
Acadêmicos e servidores da Universidade Estadual de Roraima podem inscrever-se no edital lançado pela instituição para selecionar 160 participantes do projeto de Biometria Eleitoral, realizado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral e o Governo do Estado.
O edital será publicado ainda semana. Os selecionados receberão bolsas de até R$ 900 mensais e treinamento da equipe do TRE a partir do dia primeiro de abril para fazer o recadastramento dos 184 mil eleitores de Boa Vista. O termo de cooperação técnica entre as instituições foi assinado nesta segunda-feira (11), com a participação do governador José de Anchieta e o reitor Hamilton Gondim.
Os alunos que participarem do projeto vão ganhar, além da bolsa, certificado de atividades complementares, necessárias para complementar a carga horária curricular de cada curso.
Segundo o reitor Hamilton Gondim, a UERR pretende nos próximos meses ampliar a parceria com o TRE e ofertar novas vagas no projeto de Biometria para fazer o cadastramento dos eleitores da região do Baixo Rio Branco e do nordeste de Roraima, abarcando os municípios de Normandia, Pacaraima e Uiramutã.
O recadastramento do eleitor tem quatro etapas: atualização dos dados bibliográficos, digitalização da assinatura, fotografia e coleta das digitais de todos os dedos das mãos. O procedimento vai conferir mais segurança na votação das próximas eleições, em 2014.
De acordo com o TRE, o recadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para os que têm voto facultativo. Quem não participar, terá o título cancelado e estará sujeito a sanções como a impossibilidade de tirar RG ou passaporte entre outras.
RECADASTRAMENTO – A partir do dia 08 de abril o eleitor já poderá se recadastrar na 1ª Zona Eleitoral (Fórum Advogado Luiz Rittler Brito de Lucena – Av. Santos Dumont nº 760 – Bairro São Pedro) e na 5ª Zona Eleitoral (Fórum Eleitoral juiz Illo Augusto dos Santos – Av. Nazaré Figueiras, 2077 – Bairro Pintolândia). Estes são os dois pontos fixos de atendimento, mas o TRE-RR vai instalar postos intinerantes em locais de grande fluxo de pessoas.