01.10.09
Nos dias 29 e 30 de setembro, professores da Universidade Estadual de Roraima se reuniram no auditório do Campus Boa Vista para discutir o programa de avaliação instituicional. Este é o segundo encontro realizado com esta finalidade. O próximo será em novembro.
Os trabalhos contaram com a assessoria do professor doutor Edson Oaigen, que atua como docente visitante na UERR. De acordo com a pró-reitora de Ensino, Leila Perussolo, a avaliação institucional serve para olhar a Universidade e avaliar a situação da infraestrutura, dos serviços oferecidos, a qualidade dos cursos e a titulação dos professores, entre outros itens.
Segundo a pró-reitora, o objetivo é sensibilizar os servidores da UERR para a importância da avaliação institucional, tomando como referência elementos de uma nova cultura avaliativa. “Não é para punir pessoas ou a instituição, mas para levantar dados do contexto e, a partir da análise pautada em indicadores científicos, buscar no conjunto da universidade redimensionar o trabalho, tendo como foco a qualidade do ensino”, afirma.
Toda universidade precisa ter uma comissão interna de avaliação permanente. Depois de definir quais serão os parâmetros que vai utilizar, a UERR constituirá a sua.
A primeira etapa da reunião técnica aconteceu em agosto, com 12 horas de trabalho. A desta semana terá 8h. Em novembro, quando será feito o último encontro, as discussões devem durar outras 12 horas.