10.07.12
O professor de física Walter Eduardo Parente foi selecionado para compor um grupo de 30 professores brasileiros que vão em agosto para Genebra, na Suiça, participar da Escola de Física do CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear), que é um dos maiores e mais importante centros de pesquisa da atualidade. É lá que se encontra o LHC (Large Hadron Collider, em português, Grande Colisor de Hadróns). O grupo também visitará o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), em Lisboa, Portugal. A seleção foi coordenada pela Sociedade Brasileira de Física em parceira com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF.
O CERN mantém um programa de educação destinado a professores de diversos países da Europa, que inclui visitas às instalações e laboratórios, além de cursos sobre tópicos de Física, ministrados no idioma dos participantes. A participação de professores brasileiros é resultado de uma parceria com um programa que antes só recebia apenas portugueses.
O professor Walter é mestre em física pela Universidade Federal de Roraima. Concluiu o Ensino Fundamental na Escola Estadual São José e o Ensino Médio na Escola Estadual Ayrton Senna. É membro do Núcleo de Pesquisa e Estudo em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Roraima (NUPECEM) e Professor Supervisor do programa PIBID, na Escola Estadual Antônio Carlos da Silva Natalino.