Iniciativa é do curso de Serviço Social da instituição, em parceria com a Comissão de Formação e Trabalho Profissional do CRESS/RR
No dia 23 de abril, o curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Roraima (UERR) vai promover a palestra “O atendimento à população migrante e refugiada no âmbito das políticas sociais”. A atividade ocorrerá das 18h30 às 22h no Auditório Professor Amarildo Nogueira Batista, que fica no prédio da Reitoria (Rua Sete de Setembro, 231, bairro Canarinho, Boa Vista).
Poderão participar assistentes sociais e profissionais interessados na temática, alunos e professores do curso de Serviço Social de todas as instituições de ensino superior de Roraima. As inscrições serão feitas de forma on-line pelo link https://forms.gle/M6eR3V3WK52GGuC8A até o dia 23 de abril, dia do evento.
A atividade discutirá o atendimento à população migrante no âmbito das políticas sociais, considerando a realidade da Amazônia, em particular de Roraima. “Destaca-se, neste contexto, os processos migratórios de grupos populacionais face as dinâmicas espaciais de fronteiras e de mobilidades em busca de melhores condições de vida”, detalha a coordenadora Rita de Cássia Santos.
Ela complementa sobre a palestra: “situa-se o debate no âmbito da questão social, e as conexões com os processos de formação sócio-histórica da região e seus desdobramentos na contemporaneidade. O projeto está articulando parceria com as entidades representativas da área (conjunto CFESS/CRESS e ABEPSS), e com os espaços sócio-ocupacionais, em particular com os da Política de Assistência Social”.
O evento faz parte das ações do projeto de extensão “O trabalho do assistente social na Política de Assistência Social na Amazônia: a particularidade no município de Boa Vista/Roraima”, implementado em parceria com o Conselho Regional de Serviço Social do Estado de Roraima (CRESS 27º RR). A iniciativa objetiva fortalecer a extensão do curso de bacharelado em Serviço Social da UERR, e contribuir com a formação continuada de assistentes sociais.