21.06.10
Vinte acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Roraima (UERR) terão a oportunidade de estagiar, de forma voluntária, no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN). A iniciativa faz parte de uma parceria firmada na tarde desta segunda-feira (21) entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Secretaria Extraordinária da Promoção Humana e Desenvolvimento (SEPHD) e UERR. O edital será lançado em julho e terá ampla divulgação.
O “Projeto Sustentar” vai contemplar acadêmicos de todos os semestres do curso de Enfermagem da UERR e terá duração de seis meses, podendo ser prorrogável por igual período. O estágio é para os turnos matutino e vespertino. Há expectativa de prorrogar o projeto para o período da noite. Os acadêmicos não serão remunerados.
Para a diretora-geral da Maternidade, Ana Carolina Brito, trata-se de mais uma parceria de governo, a qual o HMI será parte do plano piloto e poderá contribuir para a formação profissional desses acadêmicos. “Depois de aprovados no certame, o acadêmico passará por um treinamento com informações como aleitamento materno, controle de infecção hospitalar e atendimento humanizado, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde”, enfatizou.
De acordo com o cronograma, a cada seis meses serão abertas novas 20 vagas, garantindo o direito aos já participantes, se houver interesse, de ter o contrato de voluntariado renovado. Hoje, a UERR tem cinco turmas de Enfermagem, totalizando 90 acadêmicos.
A vice-reitora da UERR, Antônia Vieira, acredita que os acadêmicos contemplados pelo projeto terão a oportunidade de conhecer o dia-a-dia da profissão em que vão atuar depois de formados. “Através dos nossos alunos, poderemos contribuir para o crescimento profissional do nosso Estado”, frisou.
A secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta, disse que o projeto é de uma relevância indiscutível. “Estamos tentando despertar na sociedade o sentimento de humanização”, ressaltou a secretária.
O PROJETO – Trata-se de um projeto com ações extracurriculares que contemplará inicialmente a Maternidade, podendo se estender às demais unidades de saúde da rede estadual.
Além de promover um avanço na carreira profissional do acadêmico, o projeto prevê também a melhoria do atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de um relacionamento mais humanizado.
Para o assessor de Humanização, Wagner Costa, o projeto vai propiciar uma vivência real em uma unidade de saúde, o que certamente contribuirá para a formação como ser humano e a formação de profissionais mais conscientes da necessidade de humanizar o atendimento de saúde em Roraima.
Acadêmico vê oportunidade como crescimento profissional
O acadêmico do oitavo período de Enfermagem da UERR, Klylvio Valões, 29 anos, é um dos interessados em concorrer a uma das 20 vagas ofertadas pelo Projeto Sustentar. “Isso representa um avanço para a minha carreira profissional”, reforçou.
Ele, que já passou pelo estágio supervisionado previsto na grade curricular do curso, acredita que no estágio voluntário terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica, com mais liberdade, sem a supervisão de professores, porém, com a avaliação dos profissionais da Maternidade.
“Além disso, é uma apresentação dos acadêmicos da Universidade Estadual, já que é uma instituição nova, bem como o curso”, enfatizou Valões, ao acrescentar que a oportunidade será a “porta de entrada para a vida profissional”.
Texto: Leandro Freitas – Ascom Sesau