O Governo de Roraima inaugurou nesta terça-feira (1º) o Lasan (Laboratório de Sanidade Animal Antonio Lopes de Sá), localizado na Avenida Forte São Joaquim, no bairro São Francisco, em Boa Vista.
A nova estrutura conta com espaço para os serviços administrativos, triagem, necropsia, esterilização e exames, principal demanda do setor agropecuário.
Presente no evento, o vice-governador Edilson Damião, destacou que esse é mais um dos investimentos feitos pela gestão do governador Antonio Denarium na área de proteção sanitária para atender às demandas dos pequenos e grandes produtores locais.
“Nossa Agropecuária evoluiu muito nos últimos quatro anos. Conseguimos, por exemplo, aumentar o rebanho de 700 mil para mais de um milhão”, pontuou Damião.
Durante a solenidade, o reitor da UERR (Universidade Estadual de Roraima), Regys Freitas, e o presidente da Aderr (Agência Agropecuária de Roraima), Marcelo Parisi, assinaram um termo de cooperação técnica para administração do Lasan.
A UERR investiu R$ 1 milhão no projeto de estruturação do local. De acordo com o reitor, trata-se de um importante passo para a implantação do curso de Medicina Veterinária.
“O governador Antonio Denarium tem incentivado o setor produtivo, e a Universidade Estadual se propôs a ajudar. Estamos estruturando o curso de Medicina Veterinária e o Lasan será fundamental na formação dos nossos acadêmicos, que futuramente darão sua contribuição para o desenvolvimento desse segmento tão importante para a economia do nosso estado”, salientou Freitas.
O presidente da Aderr ressaltou que além de oferecer boas condições de trabalho para os servidores, o Lasan poderá em breve ampliar os serviços ofertados. “A próxima etapa é a de acreditação junto às instituições responsáveis para podermos realizar os exames de mormo e anemia infecciosa equina, que não são feitos aqui no estado”, adiantou Parise, ao explicar que os exames são fundamentais para evitar a transmissão de doenças.
De acordo com Nadson Pinheiro, membro da diretoria da Coopercarne, para realizar os exames de sorologia dos equinos, os produtores de Roraima precisam enviar as amostras para outros Estados e os custos são altos. “Sempre que realizamos eventos esportivos como cavalgadas, temos que ter os exames. Para isso, pagamos veterinários, transporte. Estou muito feliz que agora tudo isso será oferecido pelo Lasan”, comemora.
Homenagem a Antonio Lopes de Sá
O Lasan é o único laboratório especializado em sanidade animal de Roraima. O nome Antonio Lopes de Sá foi escolhido para homenagear um dos pecuaristas pioneiros do Estado.
O filho dele, o ex-deputado estadual J. Lopes, disse que ficou feliz com a notícia. “Foi uma surpresa para a família, mas ficamos honrados com essa homenagem aos 40 anos de contribuição do meu pai com a Pecuária em Roraima”, afirmou.
Segundo J. Lopes, o laboratório era uma reivindicação de quase duas décadas dos produtores de Roraima. “Cada governo que passava a gente vinha pedir, mas só agora no governo Antonio Denarium que esse pedido foi atendido. E a gente agradece muito, e acredito que falo em nome de todos os produtores, principalmente, dos proprietários de cavalos que participam das competições esportivas”, complementou.