Material pode ser baixado gratuitamente pela internet
O volume 08 da Revista Latinoamericana de Estudios Rurales (ReLaER) traz um artigo do professor Edir Vilmar Henig, do curso de Administração da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Intitulado “Reforma Agrária a Brasileira: Limites e Perspectivas a Partir da Constituição de 1988”, o material é assinado também por Deise Luiza da Silva Ferraz, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O trabalho busca demonstrar e debater o modelo contemporâneo da estrutura agrária brasileira, a partir de elementos históricos, tendo como marco temporal o período pós-Constituição de 1988 até o primeiro semestre de 2021. Para o levantamento dos dados foram realizadas análises das legislações que regulam a reforma agrária, dados oficiais do IBGE, Dataluta, INCRA e CPT, além de pesquisa bibliográfica.
O docente da UERR destaca a importância do espaço na revista ReLaER. “Amplia a discussão em torno da questão agrária brasileira para a América Latina visto que a Revista tem sede na Argentina. Além disso, a publicação reforça a parceria entre o Grupo de Estudos Críticos em Administração e Políticas Públicas (GECAPP) com a Rede de Pesquisadores em Trabalho e Marxologia composto por pesquisadores de várias Universidades nacionais e estrangeiras”, pontua.
A revista é publicada pela Asociación Latinoamericana de Sociología Rural (ALASRU). Para Henig, trata-se de um ambiente essencial para promover a discussão acadêmica e política sobre temas de interesse da Associação. “É um ambiente de pluralidade de ideias e qualidade científica. Divulga artigos originais relacionados às dimensões histórica, econômica, social, ambiental e política da agricultura e do meio rural do continente”, completa.
Para ler o artigo “Reforma Agrária a Brasileira: Limites e Perspectivas a Partir da Constituição de 1988” clique no link http://www.ceil-conicet.gov.ar/ojs/index.php/revistaalasru/article/view/1023/1021. Para conhecer a revista ReLaER, acesse o site oficial da publicação em: http://www.ceil-conicet.gov.ar/ojs/index.php/revistaalasru/index.