06.07.10
No último final de semana, a Universidade Estadual de Roraima (UERR) realizou a colação de grau de 128 formandos, dos cursos de Pedagogia, Matemática e Administração, dos municípios de Caroebe, São Luiz do Anauá, São João da Baliza e a da localidade de Entre Rios.
06.07.10
No último final de semana, a Universidade Estadual de Roraima (UERR) realizou a colação de grau de 128 formandos, dos cursos de Pedagogia, Matemática e Administração, dos municípios de Caroebe, São Luiz do Anauá, São João da Baliza e a da localidade de Entre Rios.
A cerimônia aconteceu no ginásio de esportes do município de São João da Baliza e contou com a presença do reitor, Nonato Vilarins, e da vice-reitora, Antonia Vieira, além de pró-reitores e coordenadores de curso.
A colação foi prestigiada por pais, professores e por toda comunidade de Baliza, que lotaram as dependências do ginásio. Ao todo, foram seis colações de grau. São 350 novos profissionais que conseguiram atingir a meta do ensino superior e agora estão prontas e qualificadas para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.
O reitor, Nonato Vilarins, disse que a colação de grau em Baliza afere um conquista de um povo, representado pelos alunos da UERR. “Esta conquista é tão significativa para cada um de vocês (formandos) como a implantação do campus de Baliza, que se concretize a cada momento, a cada parede erguida, a cada fio instalado, a cada tubo sedimentado”, frisou Vilarins.
Vilarins destacou ainda que o próximo passo é o investimento em mais capital intelectual, adequando os cursos de graduação de cada unidade, de forma que se fortaleçam as áreas de conhecimento e assim tenhamos interdisciplinaridade na formação dos alunos com a redução de custos e aumento de qualidade e produtividade pelos docentes.
“Em 2011, novos cursos serão criados, outros serão agrupados nos campi, professores serão fixados no interior e com a conclusão das instalações, estará de fato e de direito inserido a UERR nos municípios, capacitando pessoal de nível superior e promovendo o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico das comunidades, reduzindo assim as desigualdades em nossa sociedade”, destacou Vilarins.
O formando em pedagogia, Agamenon Brasil, de 33 anos, aluno de São Luiz do Anauá, está muito feliz com a colação de grau e disse que o momento vai ficar marcado na sua vida.
“Terminei o ensino médio em 1998. Cheguei de Esperantenópolis (MA) em 1978 e não tinha condições de fazer um curso superior na capital. Com a oportunidade, conseguir me formar. Agora, espero fazer uma especialização e passar em concursos”, disse Agamenon.
Colações – Ao todo, foram seis cerimônias. A primeira, no dia 29 de maio, contemplou acadêmicos de Rorainópolis e Nova Colina. No dia 18 de junho foi a vez dos formandos de Bonfim. No dia 24 de junho colaram grau os acadêmicos de Boa Vista, Normandia, Caracaraí e Iracema. No dia seguinte, a cerimônia aconteceu em Alto Alegre.
Nos dias 02 e 03 de julho, as colações aconteceram em Mucajaí e São João da Baliza, respectivamente.