Simpósio faz parte da programação do VI Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra
O professor do curso de Educação Física da UERR (Universidade Estadual de Roraima), Lucas Portillho Nicoletti, vai coordenar um simpósio durante a sexta edição do Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra, em Portugal.
O evento acontece em outubro, à princípio de forma remota, com a proposta de estimular a construção de ideias e o desenvolvimento de teorias científicas por meio de uma perspectiva multidisciplinar e crítica das ciências sociais e jurídicas.
Lucas Portilho Nicoletti propôs a realização do simpósio 57, com o tema “Educação Física, Ciências do Esporte, Práticas Escolares e Direitos Humanos: experiências e narrativas de práticas de formação cultural, ética desportiva, projetos antirracistas e educação para a paz e diversidade”. Ele vai coordenar a programação junto com o professor César Adriano Ribeiro Nunes, do Centro Universitário Anchieta e Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção dos Direitos Humanos de São Paulo. “Propusemos esse simpósio por entendermos que o esporte potencializa o desenvolvimento integral das pessoas, sejam crianças, adolescentes, adultos, idosos, com deficiência ou não, promovendo o respeito incondicional a todos os direitos dos seres humanos que vivem neste mundo”, analisou Lucas.
A programação do Congresso conta com 125 Simpósios Temáticos. Estudantes e profissionais das ciências jurídicas e sociais, interessados nessas temáticas podem participar submetendo seus resumos por meio do site www.cidhcoimbra.com, até 21 de junho. “É um dos congressos mais importantes da Europa, visto que congrega as mais variadas perspectivas de formação, tendo como tema central os direitos humanos. Creio que este evento acadêmico possa contribuir com a formação ampla de nossos estudantes e professores”, concluiu.