A Universidade Estadual de Roraima comemora os bons resultados obtidos no Enade (Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes), feito em 2007. Os quatro cursos avaliados atingiram média geral acima ou próxima ao resultado das demais instituições do País. Foram avaliados os cursos de Agronomia, Educação Física, Enfermagem e Serviço Social. A prova do Enade foi aplicada em novembro do ano passado e teve 215.443 participantes em todas as regiões brasileiras. Da UERR, 92 acadêmicos fizeram a prova.
O Enade avalia a formação geral e específica dos alunos ingressantes e concluintes. A soma geral dos resultados determina a nota final do curso. Como a Universidade Estadual ainda não formou nenhuma turma, o MEC não divulgou o conceito preliminar dos cursos.
A análise das médias gerais da UERR e do País na categoria que analisa o desempenho dos acadêmicos ingressantes aponta que a instituição local obteve bons resultados na prova. No curso de Agronomia, por exemplo, os alunos conseguiram 39,3 pontos, contra 40,8 na média nacional. Na Educação Física, os resultados foram melhores e a Universidade Estadual ficou com 53,6 pontos, acima da média nacional, que foi 48,2. Na prova de conhecimentos específicos, a pontuação nacional média foi 41,9 e a da UERR foi 55,5.
“Para nós é um grande resultado, fruto da boa gestão da UERR, que acredita e investe no ensino de qualidade. Adotamos a metodologia de unir prática e pesquisa para formar os melhores profissionais”, diz a professora Sandra Rodrigues, coordenadora do curso de Educação Física, que tem duas turmas e está no quinto semestre, sendo ofertado em Mucajaí.
A Enfermagem também apresentou bom desempenho no comparativo entre as médias do curso e a nacional, conseguindo, respectivamente, 39,1 contra 29,3. No resultado da variável conhecimento específico, a nota da UERR foi 30,8 e a do País foi 21,5. “Isso é resultado do trabalho sério e determinado que a Universidade Estadual faz. É uma resposta a todas as dúvidas sobre a seriedade de nossa instituição”, afirma Ricardo Luiz Ramos, coordenador do curso, que tem três turmas em Boa Vista, duas em Alto Alegre e foi o mais concorrido do último vestibular da UERR, com 30 inscritos para cada uma das 30 vagas ofertadas. Além disso, é o único ofertado nas instituições públicas de ensino em Roraima.
Outro curso que é oferecido no Estado na modalidade presencial apenas pela UERR é o de Serviço Social. Com uma turma no terceiro e outra no quinto semestre, ambas em Mucajaí, os futuros assistentes sociais obtiveram 49,7 na média geral. A média nacional foi de 13,3 pontos abaixo: apenas 36,4.
Para a professora Leila Chagas, coordenadora do curso, a média obtida representa o empenho da UERR na busca pelo ensino que resulte na melhor formação possível dos alunos. “A sociedade cobra isso, pois precisa desses bons profissionais”, afirma.
Avaliação – “As notas traduzem o bom desempenho dos estudantes, que tem bons professores e boas aulas. O resultado mostra que estamos de igual para igual com as grandes universidades do País”, diz a professora Iolanda Honorato, diretora de Ensino da UERR.
O próximo Enade será feito em novembro de 2008 e as provas serão aplicadas nos cursos das áreas de Ciências Sociais e Humanas. A Universidade Estadual já está se preparando para obter bons resultados. “Desde o começo do ano fazemos um trabalho de esclarecimento direcionado aos professores e aos alunos explicando como é a metodologia da prova e como devem organizar-se”, diz Iolanda.