04.04.11
Neste final de semana, o reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Nonato Vilarins, juntamente com o deputado federal, Luciano Castro, fiscalizou in loco o andamento das obras dos campi de Mucajaí e Caracaraí.
04.04.11
Neste final de semana, o reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Nonato Vilarins, juntamente com o deputado federal, Luciano Castro, acompanhou in loco o andamento das obras dos campi de Mucajaí e Caracaraí.
Cada unidade terá equipe própria, com técnicos administrativos e corpo docente formado por mestres e doutores. Para a comunidade acadêmica e política destes dois municípios, a construção dos campi trará melhorias à qualidade de ensino ministrada pela Universidade.
As obras estão saindo do papel graças às emendas do deputado federal Luciano Castro. O campus de Caracaraí está orçado em R$ 3,5 mi e em Mucajaí R$ 3,2 mi. A construção do campus de São João da Baliza já foi concluída e o de Alto Alegre está em fase de acabamento.
“O propósito da Universidade e levar educação superior para todos os municípios, fomentando o ensino, pesquisa e extensão. Há também a possibilidade de construirmos um prédio em cada unidade que servirá de alojamento para os nossos professores”, disse Vilarins.
Com as obras, o governo de Roraima está levando emprego e renda para os municípios. Em cada unidade, as empresas priorizam trabalhadores que moram na mesma localidade.
“Antes de ser contratado, fazia bicos e não tinha uma renda fixa. Agora, com o emprego com carteira assinada, tenho direitos a todos os benefícios”, disse o trabalhador Eldinei Bahia.
Segundo o deputado Luciano Castro, o objetivo é implantar uma universidade com estrutura em todas as unidades. O parlamentar ainda anunciou que vai atrás de recursos para as construções dos campi de Pacaraima e Rorainópolis.
“Já terminamos as obras em São João da Baliza. Em Caracaraí e Alto Alegre, as obras estão em fase de acabamento. Agora, os trabalhos em Mucajaí já começaram. Vamos dar ênfase a infraestrutura, conforto e a qualidade no ensino. Tenho certeza que a UERR irá dar bons frutos”, destacou Castro.
CAMPI
Cada unidade terá 10 salas de aula, laboratório multidisciplinar, biblioteca, informática, auditório, salas administrativa, coordenadoria, entre outros. A área total construída será de dois mil metros quadrados.
ESTRUTURA
Desde a sua criação em 10 de novembro de 2005, Lei Complementar Nº 91, a UERR já disponibilizou 6050 vagas para ingressos. A unidade de ensino atua em seis campi: Alto Alegre, Boa Vista, Rorainópolis e São João do Baliza; seis núcleos: Bonfim, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Normandia e São Luis do Anauá; e três salas descentralizadas: Entre Rios, Nova Colina e Surumu.
Atualmente, a UERR tem 22 cursos: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Florestal, Letras, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Pedagogia, Química, Segurança Pública, Serviço Social, Sociologia e Turismo.
ENGENHARIA DE PESCA
Segundo o reitor Nonato Vilarins, existe a possibilidade de implantar o curso de Engenharia Pesca já no próximo vestibular, no município de Caracaraí. O projeto ainda terá que ser aprovado pelo Conselho Universitário (Conuni). “Os cursos serão direcionados para as potencialidades de cada região”, frisou Vilarins.