Atividades seguem até sábado (11), em São Paulo; Evento reúne representantes de 21 estados brasileiros
Dois atletas e uma treinadora de Roraima participam até o próximo sábado (11) da primeira fase do Camping Escolar Paralímpico 2023. O evento reúne 143 paratletas de 21 estados no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB) em São Paulo. Os três representantes roraimenses integram projetos de incentivo ao esporte paralímpico da Universidade Estadual de Roraima (UERR).
Os convocados de Roraima são Ana Clara Linhares (Natação), Roderick Querales (Parabadminton) e Ana Kesia Neves de Souza (treinadora de Atletismo). Roderick faz parte do projeto de extensão “Atividades Físicas e Esportivas para Pessoas com Deficiência”. Ana Clara e Ana Kesia são do Centro de Referência Paralímpico de Roraima, parceria da UERR com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Ambas iniciativas são coordenadas pelo professor do curso de Educação Física, Vinícius Denardin Cardoso. “A convocação dos nossos atletas e treinadora consolida todo o trabalho que estamos realizando em Roraima. Com o suporte da UERR estamos contribuindo para o desenvolvimento do esporte para pessoas com deficiência no estado”, destaca Denardin.
O Camping Escolar Paralímpico é idealizado e realizado pelo CPB desde 2018 e tem como objetivo proporcionar a jovens atletas, com idade entre 12 e 17 anos, que se destacaram nas Paralimpíadas Escolares 2022, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento.
Na edição de 2023 do Camping, os convocados participarão de treinos, testes e avaliações com a equipe de Ciência do Esporte do CPB. Além disso, também assistirão a palestras realizadas pelo departamento de saúde do CPB e atletas de alto rendimento. A programação teve início nesta segunda-feira (06).