Estudo aponta ferramenta para auxiliar trabalho de auditoria do Tribunal de Contas de Roraima
Um artigo dos professores Francisco Carlos de Lima Pereira, Jonathans Coutinho da Silva e Bruno Cesar Barreto de Figueirêdo do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual de Roraima (UERR) foi selecionado Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), a maior conferência científica do segmento na América Latina, que é realizada desde 1978.
Neste ano, o evento será realizado no mês de agosto em João Pessoa, capital do estado da Paraíba. O professor Francisco vai participar presencialmente do evento para apresentar o material intitulado “Implantação do Business Intelligence como ferramenta de auxílio à auditoria de despesas com pessoal no Controle Externo do Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR)”.
De acordo com o docente, o estudo destaca como foi possível implementar um processo automatizado de ETL (sigla em inglês para o processo de extração, transformação e carga de dados) no TCE-RR. “O Business Intelligence é a reunião e análise de informações que auxiliam na tomada de decisões. É uma ótima ferramenta de suporte no trabalho de auditoria do TCE-RR, pois identifica relações de possíveis acumulações ilegais de cargos e empregos públicos, a quantidade de servidores que exercem funções de confiança ou os valores de remuneração de servidores, por tipo de vínculo, cargo ou lotação, por exemplo”, explica.
O CSBC reúne cientistas, engenheiros, pesquisadores, professores, estudantes, empresas e empreendedores com o objetivo de identificar os temas de pesquisa emergentes. A programação conta com diversos workshops e painéis temáticos voltados a comunidade brasileira de Tecnologia da Informação (T.I.), conduzidos por especialistas renomados. Em sua 43ª edição tem como tema central “Oportunidades e desafios da integração dos mundos físico e digital”, presentes em ambientes como a indústria 4.0, realidade virtual e aumentada, metaverso, entre outros.
São tecnologias utilizados por setores estratégicos para o país, como transporte, saúde, controle ambiental, entretenimento, comércio e segurança. “Nossa participação no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação é motivo de grande destaque para a UERR, pois manifesta a excelência do corpo docente do curso de Ciência da Computação, e reforça o compromisso da instituição em transformar a realidade através da ciência e do ensino”, destaca Francisco.