Cristiana Paiva pesquisa alternativas para combater o êxodo rural em Caroebe, sul de Roraima
A aluna do Mestrado em Agroecologia da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Cristiana Paiva Gomes, representou a instituição e o Estado de Roraima no XII Congresso Brasileiro de Agroecologia, realizado pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), e considerado o maior evento dessa área de estudos na América Latina.
A mestranda da UERR apresentou a pesquisa intitulada “Agroecologia e educação do campo como alternativas para combater o êxodo rural da juventude rural no município de Caroebe, em Roraima”. O trabalho é fruto de projeto desenvolvido para o curso de pós-graduação da UERR, que tem orientação da Profa. Dra. Leila Chagas de Souza Costa.
O Congresso ocorre na cidade do Rio de Janeiro até esta quinta-feira, 23 de novembro. O evento reúne professores, acadêmicos, pesquisadores, organizações não-governamentais, empresas, agricultores, povos e comunidades tradicionais, e ativistas de movimentos sociais. Espera-se a participação de cinco mil pessoas. O tema escolhido é “Agroecologia na Boca do Povo”.
A programação busca estimular as discussões sobre ampliação da produção e consumo de alimentos adequados e saudáveis, popularização da agroecologia e incentivo a uma ciência comprometida com uma sociedade justa e tecida entre múltiplos saberes. A aluna da UERR teve a oportunidade de compartilhar suas experiências e de representar os pesquisadores de Roraima.