19.02.09
O curso de Pedagogia da UERR reuniu no auditório da instituição 32 acadêmicos de diferentes semestres numa atividade sobre artes visuais. O objetivo das aulas ministradas em 72 horas, ao longo do ensino da disciplina Arte e Educação, era entender a aplicação das artes visuais na escola.
“Artes não é só papel e pincel. Envolve muito mais do que isso”, disse a coordenadora do curso, professora Vilma Andrade Coelho. “O professor precisa envolver dança, poesia, música. Tudo isso faz parte desse universo visual”, destacou Vilma.
Na aula de encerramento nesta quinta-feira (19) os acadêmicos desenvolveram trabalhos de apresentação teatral, artesanato, reciclagem e narrativas infantis. Uma visão prática para aplicação em sala de aula. Todo esse processo de construção ajuda no desenvolvimento da criatividade, além de estimular a capacidade de interpretar textos.
A maioria dos acadêmicos da UERR ensina na rede pública, por isso, muito do que foi apresentado durante os três dias foi aplicado em escolas da capital. A acadêmica do 7º semestre Adriana Lima testou o que aprendeu no curso de Pedagogia da UERR na escola onde trabalha. “Foi muito positiva a resposta dos meus alunos a essa abordagem diferente do ensino de artes. Eles interagiram bastante, até porque o que é novo sempre desperta interesse das crianças”, disse Adriana.
As apresentações dos trabalhos basearam-se num conceito básico do ensino de artes, o apelo visual. “Pesquisas na área de Pedagogia revelaram que o aprendizado das crianças em 90% deve-se ao fator visual. È muito mais fácil aprender quando é possível interpretar visualmente o que se ensina”, explicou a professora Vânia Coelho.