26.05.09
A noite desta segunda (25) foi emocionante para os 96 acadêmicos da Universidade Estadual de Roraima (UERR) que colaram grau no Palácio da Cultura. Formandos de Boa Vista e Rorainópolis concluíram os cursos de bacharelado em Segurança Pública e de licenciatura em Matemática, Química e Física. A cerimônia teve a presença de autoridades acadêmicas e dos familiares.
Nesta terça (26) continuam as cerimônias, com acadêmicos de Pedagogia colando grau. O ciclo de formaturas do semestre 2009.1 termina na quarta, também no Palácio da Cultura. “Estamos preparados, dispostos e disponíveis para aplicar os nossos conhecimentos e ajudar na melhoria do estado”, afirmou Amarildo Faria, orador das turmas de segunda à noite.
Para o reitor da UERR, professor Nonato Vilarins, com a solenidade, a UERR lança cerca de 300 profissionais capacitados para atender as demandas do mercado. “O Estado procura meios e estratégias para o seu desenvolvimento e cabe a sua Universidade proporcionar formação aos cidadãos para que estes se insiram nesse processo e sejam atores de transformação da sociedade e de suas desigualdades”, disse, acrescentando que a instituição investe na construção das unidades do Interior para permitir a melhoria do ensino oferecido.
A paraninfa das turmas foi a professora Caroline Linhares, coordenadora do curso de Segurança Pública. Ela destacou o esforço e aprendizado dos professores e alunos durante a jornada acadêmica e disse que “a colação de grau é uma celebração coletiva de sucesso. A vida é formada por ciclos e terminar a graduação é mais um ciclo virtuoso que se encerra”.
O secretário estadual de Educação, Dirceu Medeiros, representou o governador José de Anchieta Júnior na colação de grau. Medeiros falou dos investimentos que o Governo faz na educação, principalmente no ensino público superior. “O Estado só tem a ganhar com isso”, afirmou.
O deputado federal Luciano Castro lembrou que se não fosse a criação da UERR ainda na gestão do finado governador Ottomar Pinto ninguém estaria na colação do Palácio da Cultura. “A UERR é a grande responsável por levar o ensino superior gratuito ao Interior do Estado. Por isso é muito importante o seu papel”, disse Castro.