23.08.10
A Universidade Estadual de Roraima e a organização Junior Achievement formalizaram nesta segunda-feira (23) um convênio que permitirá aos acadêmicos do curso de Administração serem consultores de estudantes do ensino médio. No sábado, antecipando a assinatura do documento, os universitários participaram durante o dia inteiro de uma capacitação sobre os projeto Miniempresa e Atitude pelo Planeta.
As atividades serão desenvolvidas em Boa Vista, Iracema, São João da Baliza e Normandia, cidades onde a UERR mantém turmas do curso. A primeira ação vai acontecer na Capital, na escola estadual Ayrton Senna. Durante os próximos três meses, os acadêmicos de Administração visitarão a unidade de ensino médio para ajudar os alunos a desenvolver projetos de miniempresas, orientando a criação de planos de negócios que deverão ser postos em prática. Nas demais cidade o calendário ainda será definido.
A assinatura contou com a participação de cerca de 50 alunos do Ayrton Senna, que tiveram uma palestra e dinâmica sobre o projeto Miniempresa. Segundo o empresário Luiz Brito, diretor-presidente da Junior Achievemente em Roraima, a parceria com a UERR permitirá à organização realizar o antigo sonho de desenvolver atividades nos municípios do Interior. “Fazemos esse trabalho de incentivo ao empreendedorismo e essas parcerias para minimizar e atender à demanda por mão-de-obra qualificada no Estado”, afirmou, explicando a importância do convênio.
O reitor Nonato Vilarins agradeceu à Junior Achievement a oportunidade de firmar o convênio e ajudar UERR a continuar executando bem a interiorização do ensino superior de qualidade. Lembrou que a instituição está presente em 12 dos 15 municípios do Estado e que parcerias são importantes para a implantação definitiva dos cursos.
Vilarins acrescentou que a UERR já iniciou os trabalhos de reformulação de sua estrutura física e pedagógica. Como parte das mudanças que serão implantadas, está a inclusão de disciplinas que incentivem o empreendedorismo nos acadêmicos. “Jamais um Estado ou País se desenvolveu sem ter o seu povo qualificado. Despertar o espírito empreendedor na comunidade universitária fará parte de nosso trabalho”, afirmou.