12.05.10
A UERR (Universidade Estadual de Roraima) realizou nesta quarta-feira (12), a abertura do Programa Institucional de Iniciação Científica. A iniciativa é estimular os pesquisadores da instituição a envolver os acadêmicos nas atividades científicas e tecnológicas em andamento.
Na solenidade, Nonato Vilarins, reitor da UERR, falou da importância em despertar a vocação científica nos acadêmicos e incentivar novos talentos. “Estamos oferecendo um instrumento de iniciação à pesquisa com a proposta de estimular este setor na universidade, bem como valorizar o estudante para melhorar a sua inserção no mercado de trabalho”.
No decorrer do projeto os alunos serão orientados por um pesquisador qualificado (mestre ou doutor) e receberão, por um ano, uma bolsa no valor de R$ 465. Dez acadêmicos já estão com projetos em fase de desenvolvimento.
O acadêmico Jeferson Pereira Flores destacou a importância do programa em aprimorar as habilidades dos estudantes na prática. “Os projetos que estão sendo desenvolvidos irão colaborar para no fortalecimento de algumas áreas de pesquisa”, disse.
Rildo Dias da Silva, diretor de Pesquisa, enfatizou o fato da Universidade Estadual preparar o acesso do acadêmico à pós-graduação. “O ponta pé inicial foi dado. Nossa proposta é incentivar cada vez mais os estudantes para contribuir com recursos humanos para a pesquisa”, disse. Em novembro, a UERR realizará uma nova seleção para o Programa Institucional de Iniciação Científica.