12.05.10
A UERR (Universidade Estadual de Roraima) e a SEJUC (Secretaria da Justiça e Cidadania) iniciaram hoje (12) as atividades relativas ao convênio para estágio que beneficiará diretamente acadêmicos dos cursos de Direito, Segurança Pública e Serviço Social. A medida vai proporcionar a complementação de ensino e aprendizagem de mais de 120 estudantes.
Para o reitor da UERR, Nonato Vilarins, a iniciativa oferecerá a preparação do acadêmico, inserindo o estagiário em situações de trabalho. “esta é uma forma de contribuir com a formação dos futuros profissionais, dando oportunidade de atuação prática”, destacou.
Vilarins lembrou que projetos como este contribuem para firmar a UERR como uma instituição que veio para atender aos anseios do Estado. “Somos pioneiros na implantação do curso de Segurança Pública no país. Hoje, recomendado aos estados pelo Ministério da Justiça”.
O secretário-adjunto da SEJUC, Natanael Alves do Nascimento, falou na abertura dos trabalhos que as duas instituições estão dando um exemplo de cidadania ao ampliar o atendimento aos apenados. “A experiência que os estagiários receberão é igualmente satisfatória para o sistema penitenciário que terá o atendimento dos futuros profissionais”, disse.
A coordenadora do curso de Segurança Pública, Caroline Cattaneo, disse que o estágio é um passo importante na vida acadêmica. “O profissional sai muito mais valorizado, pois, a complementação do ensino em atividades compatíveis com a formação profissional é de extrema importância”. A coordenadora ainda lembrou que a UERR estenderá para acadêmicos de outros cursos o estágio na Secretaria de Justiça.
A acadêmica do 6º semestre de Segurança Pública, Simone Fernandes dos Santos, falou que o estágio é muito importante para os acadêmicos, uma vez que passam do estudo teórico para a prática. “Agora vamos conhecer a realidade do sistema que temos estudado há três anos. Um dos objetivos do curso é formar profissionais que atuem na melhoria do sistema prisional”, concluiu.