Os acadêmicos do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Roraima participam a partir deste final de semana de um projeto destinado a combater a violência sexual contra crianças. A atividade será desenvolvida até dezembro em escolas municipais e estaduais de ensino fundamental em Mucajaí. O lançamento do projeto Conversando sobre Violência Sexual contra a Criança será feito na escola estadual Padre Montecone, Mucajaí, às 19h desta sexta-feira (15). A iniciativa reúne professores e alunos dos cursos de Sociologia e Serviço Social da Universidade Estadual. Está organizado em duas etapas. Na primeira, os universitários participam de um curso de extensão sobre o tema para que compreendam teoricamente a configuração deste tipo de ato.
O curso será dividido em sete módulos, abordando temas como o tráfico de pessoas e a rede de proteção à criança e ao adolescente. Na segunda etapa, os alunos irão a três escolas estaduais e a três escolas municipais para realizar oficinas pedagógicas com crianças que estejam cursando da primeira à quarta série. Para democratizar o acesso ao conhecimento e permitir que outras instituições possam conhecer e reproduzir a iniciativa, serão produzidos artigos científicos abordando o resultado da capacitação e das oficinas.
Segundo a professora Adriana Miranda, coordenadora do projeto e do curso de Sociologia, o projeto tem dupla função: capacitar os alunos participantes para que desenvolvam um olhar mais sensível na identificação da violência e levar informação às crianças participantes das oficinas, permitindo que possam ampliar as possibilidades de se proteger.
O curso de extensão será feito aos sábados, com aulas ministradas pelos professores Adriana Miranda, Áurea Lúcia Medeiros Ferreira (Educação Física), Leila Chagas de Souza (Serviço Social), Raimunda Gomes da Silva (História) e pela acadêmica Maria Socorro Batista dos Santos, do curso de Serviço Social. Ela é presidente do Conselho Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra a Criança e o Adolescente e coordenadora do Projeto Sentinela ligado à Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima (Setrabes).
A UERR Integra a Comissão Estadual de Enfrentamento à Violência, Exploração e Tráfico Sexual de Crianças e Adolescentes. A instituição é representada pelas professoras Adriana Miranda, Audiléia Ramalho, Leila Chagas e Áurea Medeiros.