A Universidade Estadual de Roraima (UERR) lança na próxima sexta-feira, 7, o programa Bolsa Auxílio, voltado para atender acadêmicos com baixa renda familiar. Durante seis meses, estudantes que fizerem parte do projeto receberão R$ 311,28 para prestar serviços nas unidades que a UERR mantém no Estado. As inscrições terminam dia 12 de agosto.
A professora Leila Chagas, coordenadora do programa, explica que a iniciativa parte da preocupação da Universidade Estadual em melhorar a qualidade de vida dos alunos, uma vez que alguns têm dificuldade em continuar os estudos em virtude das condições em que vivem. “As atividades do bolsista deverão ser realizadas em 20h semanais de trabalho efetivo, sem vínculo empregatício com a instituição”. O contrato tem duração de seis meses, podendo ser renovado pelo mesmo período.
Para participar o bolsista tem que atender a alguns requisitos, como estar cursando do segundo ao penúltimo semestre, não estar em débito com a biblioteca, não ter cometido infração disciplinar no semestre ou estar em dependência no curso de graduação, por exemplo. “É importante não possuir bolsa de qualquer natureza, não exercer qualquer tipo de estágio remunerado e nenhuma remuneração durante a vigência da bolsa”.
A coordenadora também informa que no ato da inscrição é necessário apresentar comprovante de renda, cópia do RG e CPF, comprovante de matrícula do semestre vigente e preencher um questionário sócio-econômico, com comprovante das informações. Os alunos serão classificados conforme o grau de dificuldades sócio-econômicas efetivamente comprovadas.
“A segunda fase da seleção constitui-se de uma entrevista com os candidatos que na capital ocorre nos dias 13 e 14 de agosto, no sul do Estado, de 18 a 20, e no norte, de 21 a 22 de agosto”. Em Boa Vista, as inscrições estarão abertas na sala do protocolo do campus da UERR e no interior nas coordenações acadêmicas de cada campus.
Atividades – Este não é o primeiro programa assistencial que a Universidade Estadual oferece à comunidade acadêmica. Inseridos dentro do Programa de Qualidade de Vida, a UERR mantém a ginástica laboral, implantado pela instituição para a melhoria da saúde dos servidores, cursos de capacitação em informática, e um convênio de assistência médica.
“A UERR está preocupada com a qualidade de vida dos seus acadêmicos. Este programa é um incentivo para que eles tenham condições de enfrentar as dificuldades financeiras”, conclui a coordenadora.