14.08.12
A Abertura oficial das atividades acadêmicas do semestre 2012.2 da Universidade Estadual de Roraima (UERR), realizada no auditório da instituição nesta segunda-feira (13), contou com um atrativo a mais: a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao juiz federal Hélder Girão Barreto.
O evento serviu para externar o reconhecimento da UERR pelos serviços prestados pelo homenageado à educação superior em Roraima. Teve a participação do governador José de Anchieta, do também Doutor Honoris Causa da instituição e deputado federal Luciano Castro e da reitora da Universidade Federal de Roraima (UFRR), professora-doutora Gioconda Martinez.
Qualificação – Hélder Girão é graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, mestre pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e doutor em Relações Internacionais e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Brasília (UnB). É juiz federal titular da Primeira Vara da Seção Judiciária de Roraima e foi vice-reitor da UFRR.
Além de receber a comenda, o Doutor Helder Girão foi convidado a proferir a aula magna do Semestre 2012.2. Em seu discurso, enfatizou detalhes de sua biografia e encerrou ressaltando dois pontos que considera como primordiais: o respeito ao outro e a fé em Deus.
Segundo ele, o respeito ao outro é o que faz com que cada indivíduo tenha a consciência da coisa pública, a “res pública, no bom latim”, aquilo que não deve ser tomado como propriedade particular, mas sim, que sirva à comunidade.
“A fé em Deus é essencial, o homem sem fé em Deus é incompleto”, concluiu.
Desafios – Para o governador José de Anchieta, a entrega da comenda é um indicativo de que a Universidade Estadual enfrenta os desafios propostos como agente da disseminação do saber. Desempenha o seu papel na sociedade, levando a oportunidade e o direito de formação em nível superior a todos os roraimenses, especialmente àqueles que habitam os pontos mais longínquos do interior.
Criada em 2005 e implantada no ano seguinte, a UERR mantém em seus quadros mais de cinco mil alunos. Está presente em 15 localidades do interior. São seis campi, seis núcleos e três salas avançadas. O governador Anchieta enfatizou que toda essa dinâmica permite à UERR romper com paradigmas ultrapassados com relação às necessidades da área de educação superior.
O título concedido nessa segunda-feira é o segundo na história da instituição. O reitor, professor-doutor Hamilton Gondim, encerrou seu pronunciamento invocando as qualidades do homenageado da noite, ao citar o poeta e pensador alemão Johan Wolfgang Von Goethe: “O talento se forma na solidão, enquanto que o caráter, nos embates do mundo”.
Texto de Francisco Espiridião/Secom
Fotos: France Telles/Secom
Sou fã desse cara.ele é uma das pessoas que prega a justiça como deve ser.o povo roraimense deveria ter orgulho de ter um homem q escolheu nosso estado pra pregar a justiça com respeito como esse cara.só tenho uma coisa a dizer a esse dr.obrigado por tudo continue com sua luta contra a corrupção, crime etc.Roraima agradece.