26.06.12
A Universidade Estadual de Roraima pretende ofertar nos próximos meses vagas para dois doutorados, dois mestrados e cinco especializações. A intenção da UERR é propiciar aos profissionais do Estado maior competência para o exercício das suas atividades e fomentar o desenvolvimento de diversas áreas.
A criação das pós-graduações foi aprovada no dia 20 de junho, durante reunião do Conselho Universitário (Conuni), e os editais de seleção serão divulgados em breve. Haverá vagas para um mestrado e um doutorado em Biologia de água Doce e Pesca Interior, resultado de uma parceria com o INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia); para um mestrado acadêmico em Educação, com área de concentração em Educação e Interculturalidade; e para um doutorado em Educação: Currículo, parceria com a PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo.
As especializações serão em Geotecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, Enfermagem Obstetrícia, Planejamento e Gestão do Ensino Superior; História da Amazônia e Política Social e Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Todos os procedimentos de oferta e seleção serão coordenados pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UERR.
De acordo com o reitor Hamilton Gondim, após seis anos de sua criação, a UERR tem atendido satisfatoriamente a quase a totalidade do estado com cursos de graduação. “Nesse período surgiram novas demandas, formadas pelas turmas que já concluíram seus cursos conosco, e se ampliou a demanda permanente ainda não atendida. Por isso é cada vez mais necessária a implantação de programas de pós-graduação, ainda incipientes na instituição”, afirma Gondim.
As pós-graduações vão atender tanto a profissionais de instituições de ensino público e privado como às pessoas que atuam no setor empresarial. No mestrado e um doutorado em Biologia de água Doce e Pesca Interior, por exemplo, haverá vagas para quem for das áreas de Ciências Biológicas, Química, Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia.
A UERR conta hoje com 22 cursos de graduação e um mestrado em Ensino de Ciências, recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.