27.12.11
A Universidade Estadual de Roraima (UERR) teve seu primeiro curso de mestrado recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. O edital para o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências será lançado em janeiro de 2012 e as aulas inciam em março.
A Universidade Estadual de Roraima (UERR) teve seu primeiro curso de mestrado recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. O edital para o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências será lançado em janeiro de 2012 e as aulas inciam em março.
O mestrado está voltado, explicitamente, para a evolução e melhoria da educação de Ciências no estado de Roraima e iniciará suas atividades com a nota 3, concedida pela CAPES a novos programas. “A avaliação reflete, entre outras justificativas, que a UERR dispõe de corpo docente e instalações físicas como laboratórios, biblioteca e recursos de informática essenciais para o funcionamento do curso”, explicou a pro-reitora de Pesquisa , doutora Ivanise Maria Rizzatti.
O mestrado oferece duas linhas de pesquisa: Métodos pedagógicos e tecnologias digitais no Ensino de Ciências e Espaços não-formais e a divulgação científica no Ensino de Ciências, que contribuem para consolidar a identidade do programa e têm por objetivo delimitar as temáticas investigativas dos professores e alunos do curso.
Para a pró-reitora, a aprovação do mestrado representa um importante passo rumo à melhoria dos professores das áreas de Biologia, Física e Química que lecionam no Ensino Médio e Fundamental. “O Mestrado em Ensino de Ciências tem caráter de preparação profissional na área docente, com foco no ensino, na aprendizagem e nas metodologias pedagógicas” destacou.
Ivanise Rizzatti explica que o curso oferece duas linhas de pesquisa: Métodos pedagógicos e tecnologias digitais no Ensino de Ciências e Espaços não-formais e a divulgação científica no Ensino de Ciências, que contribuem para consolidar a identidade do programa e têm por objetivo delimitar as temáticas investigativas dos professores e alunos do curso. “Um dos objetivos da UERR é capacitar profissionais interessados em atuar nas áreas acadêmica e científica”, disse.
A aprovação do mestrado é mais um passo no processo de consolidação acadêmica e institucional da Universidade Estadual. O projeto foi desenvolvido pelos professores do NUPECEM, sendo os responsáveis pela proposta os professores Ivanise Maria Rizzatti, Patrícia Macedo de Castro, Juliane Marques de Souza e Oscar Tintorer Delgado, com a colaboração do professor Marco Antonio Moreira (do Instituto de Física da UFRGS).
Farão parte do corpo docente do Programa os professores Ivanise Maria Rizzatti, Evandro Luis Ghedin, Josias Ferreira da Silva, Regia Chacon Pessoa, Sílvio José Reis da Silva, Patrícia Macedo de Castro, André Camargo de Oliveira, Josimara Cristina de Carvalho Oliveira, Juliane Marques de Souza, Edison Tadeu Franco e Oscar Tintorer Delgado, com a colaboração de Hector José Garcia Mendoza (Departamento de Matemática da UFRR), Ijanilio Gabriel de Araújo Moreira (Departamento de Física da UFRR), Antônio Alves de Melo Filho (Departamento de Química da UFRR), e Marco Antonio Moreira (Instituto de Física da UFRGS). A seleção dos alunos acontecerá em fevereiro.