![](https://172.23.0.246/uerr/wp-content/uploads/2011/03/images_foto0449.jpg)
Na manhã de quarta-feira (16), o reitor da Instituição, Nonato Villarins, acompanhado da Cônsul da Guyana, Leila King, da pró-reitora de extensão Maria das Neves e das professoras Socorro Melo e Alessandra Santos, foi ao país vizinho para lançar o curso e apresentá-lo às autoridades locais.
Ela explica que um dos objetivos do país fronteiriço com o Brasil, é o estreitamentos dos laços com o nosso país, e que a língua contribui efetivamente para esta aproximação.
“A partir do momento em que os nossos vizinhos dominam o português, são vários os benefícios conquistados, até as relações comerciais tornam-se mais fáceis. Com este curso, a UERR está contribuindo diretamente para o desenvolvimento do estado e da Guyana”, explicou a professora.
O curso
Acadêmicos, profissionais e alunos concluintes do Ensino Médio são o público-alvo da iniciativa. A intenção é oferecer-lhes condições de maior compreensão e melhor expressão oral e escrita do português.
As aulas que iniciam no dia 16 de abril, ocorrerão sempre aos sábados, das 8 às 12 horas. Serão 120 horas de aulas, divididas em dois semestres. Cinquenta vagas estão sendo ofertadas.
As aulas serão ministrados por monitores, estudantes do curso de Licenciatura em Letras, que serão devidamente capacitados e supervisionados pelos professores participantes, Socorro Melo, Alessandra Santos e Jairzinho Rabelo.
Os estrangeiros interessados em participar do curso podem efetuar sua inscrição no núcleo da Uerr no município do Bonfim ou na Pró-reitora de Extensão, em Boa Vista.
O período de inscrições iniciou dia 15 de março, encerrando no dia 8 de abril. Acesse o edital para obter mais informações.
Monitores
Para atuar como monitor do curso, os acadêmicos deverão estar cursando a partir do quarto semestre do curso de Licenciatura em Letras. A inscrição acontece de 16 a 25 de março. Estão sendo ofertadas seis vagas, quatro para acadêmicos de Boa Vista e duas para graduandos do município do Bonfim.
Os acadêmicos selecionados receberão certificação de 140 horas que poderão em seu currículo como estágio ou horas complementares.
A professora Socorro Melo, responsável pela coordenação do curso, ressalta que esta é uma excelente oportunidade para que os acadêmicos da UERR possam colocar em prática o que aprendem na sala de aula.