11.05.10
A UERR (Universidade Estadual de Roraima) realiza nesta quarta-feira (12), às 10h, no auditório do Campus Boa Vista, a abertura do Programa Institucional de Iniciação Científica. A iniciativa é estimular os pesquisadores da instituição a envolver os acadêmicos nas atividades científicas e tecnológicas em andamento. Ao todo, 10 alunos receberão por um ano uma bolsa no valor de R$ 465 para desenvolver os projetos.
![](https://172.23.0.246/uerr/wp-content/uploads/2010/05/images_ilustracoes_pesquisa.jpg)
O reitor da UERR, Nonato Vilarins, explica que a proposta é oferecer ao acadêmico uma formação mais qualificada, possibilitando a produção de conhecimento e a vivência de métodos científicos, utilizando a pesquisa para atingir este objetivo. “É na prática que vamos aprimorar as habilidades dos estudantes, refinando a sua vocação”, disse Vilarins.
É dentro desta perspectiva que a Universidade Estadual realizou a seleção dos acadêmicos através de processo seletivo e aprovou os 10 melhores projetos. O reitor ainda destacou que uma das políticas da instituição é o incentivo à projetos de iniciação científica para colaborar no fortalecimento das diversas áreas de pesquisa. “É missão das universidades promoverem a pesquisa e propiciarem condições para que elas ocorram”.
Na solenidade haverá a assinatura dos termos de compromisso referentes ao início das atividades dos alunos nos projetos apresentados. Cada acadêmico é orientado por um professor mestre ou doutor.
Para o diretor de Pesquisa, professor Rildo Dias da Silva, estimular e fortalecer as linhas de pesquisa no âmbito das áreas de conhecimento é fundamental para promover o desenvolvimento do Estado e ampliar o trabalho na área de formação de recursos humanos para a pesquisa. “O objetivo é despertar a vocação científica dos discentes e docentes contribuindo, assim, para a formação de nossos estudantes”, enfatizou o diretor de Pesquisa. Em novembro, a UERR realizará uma nova seleção para o Programa Institucional de Iniciação Científica.