22.02.10
Reitores, líderes políticos, cientistas e professores-pesquisadores de vários continentes participaram na última semana do 7º Congresso Internacional de Educação Superior Universidade 2010, realizado em Havana, Cuba. De Roraima, o único participante foi o reitor da Universidade Estadual de Roraima, Nonato Vilarins.
O evento, que teve como lema "A universidade para um mundo melhor", serviu para discutir tópicos variados, como a internacionalização do ensino superior, as relações entre estas instituições e a cooperação universitária.
Em sua palestra, o reitor da UERR falou sobre o tema “A internacionalização das Instituições de Ensino Superiores e as macro universidades”. “Em nenhuma outra parte do mundo se apresenta a organização de entidades de ensino superior com as magnitudes e importância específica como as macro universidades latino-americanas e caribenhas”, disse Vilarins ao falar da peculiaridade de instituições que tem mais de 40 mil estudantes, como a Universidade do Rio de Janeiro.
Em sua sétima edição, o congresso reuniu cerca de três mil delegados de mais de 60 paises, 20 ministros inclusive, que discutiram soluções para os problemas da educação superior. Entre os participantes confirmados, 215 reitores de universidades, 45 presidentes de Associações de Reitores e representantes de organismos internacionais.
O programa compreendeu 13 Oficinas, a Assembléia da Rede Ibero-Americana de Credenciamento de Qualidade da Educação Superior, e um encontro de graduados em Cuba. Houve também programas de visitas a universidades cubanas como a de Ciências Informáticas e de Ciências Médicas, ambas em Havana.
Vilarins expressou a expectativa em avançar nos acordos assinados no congresso e reiterou que a Universidade Estadual continuará trabalhando na busca de uma educação de qualidade para todos. “Temos o compromisso com a educação superior no Estado e continuaremos com a sua expansão”, destacou o reitor.