14.05.09
Dois acadêmicos da Universidade Estadual de Roraima foram premiados nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Cândida Lissiê Cosme e Adairton Passos conquistaram, respectivamente, o segundo e terceiro lugar na edição 2008 do programa Bolsa de Inovação Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas (Bitec).
Vinte e cinco trabalhos foram desenvolvidos no estado. O objetivo do Bitec é ampliar a visão emprendedora dos acadêmicos e fomentar sua aproximação com o meio profissional.
Com o projeto “Equipamentos de proteção individual (EPI) como segurança no trabalho”, Cândida Lissiê, que cursa o 6º semestre de Enfermagem na UERR, conquistou o segundo lugar no programa.
Segundo Cândida, a idéia é oferecer segurança aos profissionais da área de enfermagem, pois, segundo pesquisa, 88% ficam mais expostos a contrair HIV, lesões mucosas e Hepatite tipo B e C.
Ao fim do trabalho foi desenvolvido um manual que contém leis e diretrizes para auxiliar a empresa sobre como proceder para evitar acidentes de trabalho.
Pela primeira vez no Bitec, um acadêmico do interior do estado foi premiado. Trabalhando com um biocatalisador em um processo de inovação do trabalho da madeireira Mendes Ross, Adairton Passos foi premiado com o terceiro lugar.
Durante seis meses, período de duração da Bolsa BITEC, o acadêmico do Biologia em Mucajaí pesquisou e analisou o aproveitamento de resíduos, como o pó de serragem, visando uma forma alternativa de produção de adubo orgânico no estado de Roraima.
A superintendente do IEL, Lídia Tavares, também realizou a premiação dos coordenadores dos projetos, a Profª Drª Patrícia Macedo de Castro Guterres (Biologia) e o Profº Ricardo Luiz Ramos (Enfermagem).
O evento também contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa da UERR, Profº Drº Luis Fernando Guterres, que destacou a importância do trabalho de pesquisa. “A UERR tem investido e apoiado a pesquisas, pois além de incentivar e aguçar a curiosidade dos alunos, contribuem para o aprofundamento do conhecimento da área”, ressaltou.