12.05.09
Cândida Lisiê e Karoliny Oliveira Louzada, ambas do 6º semestre de Enfermagem na Universidade Estadual de Roraima, foram selecionadas para participar do projeto que avaliará a eficácia do vacina contra o rotavírus no Brasil. A pesquisa será realizada pelo Ministério da Saúde em 10 capitais, 6 municípios e no Distrito Federal.
“O Ministério da Saúde lançou o edital com duas vagas para Roraima, abrindo oportunidade para os acadêmicos de medicina e enfermagem do estado. As duas vagas foram conquistadas pelas acadêmicas de enfermagem da UERR. O diferencial delas é a experiência na área de pesquisa e o ótimo desempenho dentro da disciplina de epidemiologia”, afirmou Teonilia Dourado, coordenadora estadual de Doenças de Transmissão Hídricas e Diretas.
Durante seis meses, as alunas realizarão coleta de dados a partir de históricos, prontuários e censos aplicados às mães de crianças de 4 a 24 meses. A pesquisa será feita no Hospital Infantil Santo Antônio. A intenção é identificar a incidência do vírus no estado de Roraima.
O rotavírus é transmitido principalmente pela via respiratória. Vômitos freqüentes (até 10 vezes no dia), dor de barriga, diarréia líquida e febre (que pode ser alta e geralmente dura 2 a 3 dias) são as queixas mais comuns, mas obstrução nasal, coriza, dor de garganta, tosse seca também podem acontecer na vítima.