25.03.09
Em uma curta solenidade, 36 candidatos aprovados nos concursos para cargos de professor, nível médio e superior da Universidade Estadual de Roraima tomaram posse na manhã desta quarta-feira, 25, no auditório da instituição.
Participaram do evento o reitor da UERR, professor Nonato Vilarins, o secretário Estadual de Educação, Luciano Moreira, representando o governador do Estado, José de Anchieta Júnior, e a secretária de Bem-Estar Social, Marluce Pinto.
Foram nomeados nove assistentes administrativos (nível médio) para Rorainópolis e 17 para atuar em Boa Vista. Além deles, foram nomeados três técnicos laboratoriais, um programador de sistemas, um administrador, um analista jurídico e um psicólogo. O quadro docente será reforçado com um professor mestre em turismo para lecionar em Caracaraí e um mestre em enfermagem para o campus Boa Vista.
Em seu discurso, o reitor falou do trabalhado incansável para que a comunidade universitária tenha o retorno que espera. “O Estado precisa de servidores bem preparados e o concurso representa a valorização destes profissionais, por isso daremos sempre prioridade a servidores concursados”.
A secretária de Bem-Estar Social lembrou da criação da Universidade Estadual quando ainda era uma promessa eleitoral. “As pessoas não acreditavam, mas hoje a Universidade está implantada do norte a sul do Estado”. Marluce também se mostrou satisfeita com o fato do concurso ter beneficiado o campus de Rorainópolis. “Sei das dificuldades de deslocamento e a permanência de servidores no Interior do Estado”.
Duí Barroso Lima Farias, aprovada para o cargo de assistente administrativo do município de Rorainópolis, é um exemplo de como a UERR tem contribuído para a população e o desenvolvimento do Interior. “Meu marido é acadêmico do Curso de Química de Rorainópolis e graças ao concurso público poderei mudar para àquele município com um emprego garantido”, destacou a concursada. “Estou com uma grande expectativa em trabalhar na UERR”.
O professor mestre em Turismo Thiago José Costa Alves, aprovado no concurso, acredita que em médio prazo o Curso de Turismo será destaque. ”A perspectiva na formação de pesquisadores fará com que o Curso seja reconhecido no meio acadêmico. Há uma carência de pesquisadores no mercado”.
O secretário Luciano Moreira enfatizou a importância da Universidade para o desenvolvimento do Estado. Para ele um salto de capital intelectual foi dado desde a criação da UERR. “A Universidade Estadual tem um papel determinante na formação continuada dos professores da educação básica, já que grande parte não tem graduação”, lembrou o secretário.
Com o concurso público, o Governo do Estado aumenta os investimentos feitos em pessoal na UERR. “Os esforços do governador José de Anchieta Júnior em estruturar e melhorar a qualidade do ensino prestado são relevantes e já atingiram excelentes resultados”, lembrou o reitor da UERR, Nonato Vilarins.
Ele diz que o Estado é um laboratório e um espaço rico para pesquisa em meio-ambiente. “A possibilidade de pesquisa é grande. Todo brasileiro tem uma dívida com o norte do país”.
O reitor, Nonato Vilarins, vice-reitora, Ilma Xaud,
secretária de Bem-Estar Social, Marluce Pinto, e o
secretário Estadual de Educação, Luciano Moreira