24.03.09
O sonho de ser funcionário público é realidade para 36 candidatos aprovados nos concursos para cargos de professor, nível médio e superior que a Universidade Estadual de Roraima realizou em 2008. A cerimônia de posse ocorrerá às 8h30, desta quarta-feira, 25, no auditório da Instituição.
O reitor da UERR, professor Nonato Vilarinas, avalia que o Estado precisa de servidores bem preparados. “Estamos valorizando os profissionais com a realização destas contratações. Daremos sempre prioridade a servidores concursados”, disse.
Foram nomeados nove assistentes administrativos (nível médio) para Rorainópolis e 17 para atuar em Boa Vista. Além deles, foram nomeados três técnicos laboratoriais, um programador de sistemas, um administrador, um analista jurídico e um psicólogo. O quadro docente será reforçado com um professor mestre em turismo para lecionar em Caracaraí e um mestre em enfermagem para o campus Boa Vista.
Os novos profissionais receberão uma capacitação sobre o Papel do Servidor na Administração Pública, que envolve pontos como ética, postura e relações interpessoais. ”A intenção é prestar um serviço público de excelência ao cidadão”, disse o reitor.
A servidora Duí Barroso Lima Farias, aprovada para o cargo de assistente administrativo do município de Rorainópolis, falou a respeito da convocação. “Estou com uma grande expectativa em trabalhar na UERR. Quero continuar no meio acadêmico”. A assistente administrativa, que já trabalhou como professora em diversas escolas estaduais, municipais e particulares, é estudante do curso de Letras e fala sobre os planos de trabalhar na UERR. “Termino o curso no próximo semestre e tenho como projeto ingressar como docente no campus da Universidade Estadual em Rorainópolis”.
Duí Farias é um exemplo de como a Universidade Estadual tem contribuído para a população e o desenvolvimento do Estado como um todo. “Meu marido é acadêmico do Curso de Química de Rorainópolis e graças ao concurso público realizado eu poderei me mudar para àquele município com um emprego garantido”, destacou a concursada.
Com o concurso público, o Governo do Estado aumenta os investimentos feitos em pessoal na UERR. “Os esforços do governador José de Anchieta Júnior em estruturar e melhorar a qualidade do ensino prestado são relevantes e já atingiram excelentes resultados”, lembrou o reitor da UERR, Nonato Vilarins.
Projeto Rondon
Na solenidade de posse dos concursados o governador será homenageado e receberá do Ministério da Defesa o Troféu Rondon, oferecido aos parceiros do projeto. O próprio governador foi um rondonista na década de 80, durante o curso de engenharia na Universidade Federal do Ceará.
"Trabalhamos num município do interior cearense com educação ambiental e na elaboração de obras de saneamento. Sem dúvida participar do Rondon foi uma experiência inesquecível", ressaltou Anchieta Júnior. A Universidade Estadual de Roraima foi a única instituição do Estado a ter propostas aprovadas pelo Projeto Rondon.