A Universidade Estadual de Roraima inicia hoje, 9, o período letivo nos 12 municípios em que está presente. Para celebrar o início das aulas foi realizado no auditório da instituição um culto devocional com a presença do Governador do Estado, José de Anchieta Júnior, e do reitor da UERR, Nonato Vilarins.
Na solenidade, o governador falou do crescimento do Estado e a necessidade de mão-de-obra qualificada para ocupar as vagas que estão surgindo. “É importante a formação do capital intelectual de Roraima e o que a Universidade Estadual oferece não é só formação acadêmica, mas também de cidadania”, disse Anchieta Júnior.
A UERR marca presença em Boa Vista, Normandia, Bonfim, Mucajaí, Pacaraima, Surumu, Alto Alegre, Caracaraí, Iracema, Rorainópolis, Nova Colina, São João da Baliza, São Luiz do Anauá, Caroebe e Entre Rios. Possuiu 22 cursos de graduação, quatro de especialização, um mestrado em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, quase cinco mil alunos e o enorme desafio de atender à demanda reprimida por ensino superior que havia no Interior. Para isso está construindo um campus em São João da Baliza e, com recursos do programa federal Calha Norte, começa em breve a erguer outros em Pacaraima, Caracaraí e Alto Alegre.
O reitor da UERR destacou os investimentos do Governo do Estado feitos para fortalecer as unidades fora da Capital. “Há um grande esforço para tornar a Universidade Estadual uma instituição de ensino superior que seja referência no ensino, pesquisa e extensão, capaz de contribuir cada vez mais para o desenvolvimento de Roraima”, evidenciou Vilarins.
O Deputado Federal Luciano Castro, que muito tem contribuído para a obtenção de emendas parlamentares com o objetivo de desenvolver as atividades da UERR, estava entre as autoridades presentes. “A criação da Universidade Estadual é um enorme investimento que se faz para o futuro do nosso Estado. Na maioria das vezes não processamos a real importância dessas palavras, mas vale a pena investir na educação”, ressaltou o deputado.